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dc.contributor.advisorLima, Ana Carolina da Cruz-
dc.contributor.authorAlexandrino, Paulo Felipe Reis Bistene-
dc.date.accessioned2023-02-27T13:55:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALEXANDRINO, Paulo Felipe Reis Bistene. Crise de mobilidade urbana e realização de megaeventos nas metrópoles brasileiras: uma análise sobre acessibilidade e tempo de deslocamento. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19753-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectInfraestrutura urbanapt_BR
dc.subjectMetrópolept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectDeslocamentopt_BR
dc.titleCrise de mobilidade urbana e realização de megaeventos nas metrópoles brasileiras: uma análise sobre acessibilidade e tempo de deslocamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0193687548913253pt_BR
dc.contributor.referee1Pero, Valéria Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410179811822160pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Danielle Carusi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035pt_BR
dc.description.resumoA Copa do Mundo FIFA 2014 exigiu ampla mobilização de recursos para o provimento da infraestrutura requerida para sua realização. Dentre os investimentos planejados, os de mobilidade urbana eram apresentados como justificativa para o evento. Dez das onze cidades-sede receberiam projetos orçados em R$ 8 bilhões, para melhorias viárias, em sistemas de BRT e VLT e adequação de acesso às arenas. Nos anos anteriores ao evento, as principais regiões metropolitanas do país registraram pioras em indicadores de tempo de deslocamento, congestionamento e vitimização de acidentes de trânsito, ao que se denominou “crise da mobilidade urbana”. Desta forma, os investimentos a serem realizados para a Copa foram anunciados como um “legado”, já que seriam utilizados não apenas para os eventos, mas atenderiam às necessidades da população das cidades-sede. Contudo, atrasos, cancelamentos e aumentos de valores caracterizaram a execução dos projetos. A ênfase dada ao modais motorizados, levantaram questionamentos sobre a manutenção de um padrão de mobilidade urbana que havia produzido a crise. Esta monografia busca avaliar o impacto da conclusão das obras de mobilidade no tempo de deslocamento casa-trabalho nas cidades-sede entre os anos de 2014 e 2015, utilizando dados da PNAD-IBGE. Para tanto, ela se divide em: i) referencial teórico; ii) descrição da crise de mobilidade e suas origens históricas; iii) apresentação das obras de mobilidade planejadas para a Copa do Mundo; iv) apresentação da base de dados e de suas estatísticas descritiva; v) estimação dos modelos econométricos por meio do método dos mínimos quadrados empilhados. Os resultados encontrados indicam um efeito heterogêneo entre as diferentes regiões metropolitanas, com um efeito nulo para a média agregada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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