Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19753
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Crise de mobilidade urbana e realização de megaeventos nas metrópoles brasileiras: uma análise sobre acessibilidade e tempo de deslocamento |
Autor(es)/Inventor(es): | Alexandrino, Paulo Felipe Reis Bistene |
Orientador: | Lima, Ana Carolina da Cruz |
Resumo: | A Copa do Mundo FIFA 2014 exigiu ampla mobilização de recursos para o provimento da infraestrutura requerida para sua realização. Dentre os investimentos planejados, os de mobilidade urbana eram apresentados como justificativa para o evento. Dez das onze cidades-sede receberiam projetos orçados em R$ 8 bilhões, para melhorias viárias, em sistemas de BRT e VLT e adequação de acesso às arenas. Nos anos anteriores ao evento, as principais regiões metropolitanas do país registraram pioras em indicadores de tempo de deslocamento, congestionamento e vitimização de acidentes de trânsito, ao que se denominou “crise da mobilidade urbana”. Desta forma, os investimentos a serem realizados para a Copa foram anunciados como um “legado”, já que seriam utilizados não apenas para os eventos, mas atenderiam às necessidades da população das cidades-sede. Contudo, atrasos, cancelamentos e aumentos de valores caracterizaram a execução dos projetos. A ênfase dada ao modais motorizados, levantaram questionamentos sobre a manutenção de um padrão de mobilidade urbana que havia produzido a crise. Esta monografia busca avaliar o impacto da conclusão das obras de mobilidade no tempo de deslocamento casa-trabalho nas cidades-sede entre os anos de 2014 e 2015, utilizando dados da PNAD-IBGE. Para tanto, ela se divide em: i) referencial teórico; ii) descrição da crise de mobilidade e suas origens históricas; iii) apresentação das obras de mobilidade planejadas para a Copa do Mundo; iv) apresentação da base de dados e de suas estatísticas descritiva; v) estimação dos modelos econométricos por meio do método dos mínimos quadrados empilhados. Os resultados encontrados indicam um efeito heterogêneo entre as diferentes regiões metropolitanas, com um efeito nulo para a média agregada. |
Palavras-chave: | Investimentos Infraestrutura urbana Metrópole Mobilidade Tempo Deslocamento |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ALEXANDRINO, Paulo Felipe Reis Bistene. Crise de mobilidade urbana e realização de megaeventos nas metrópoles brasileiras: uma análise sobre acessibilidade e tempo de deslocamento. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PFRBAlexandrino.pdf | 740.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.