Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair junior-
dc.contributor.authorVictorino, Luiza Apolinário Rangel-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:16:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVICTORINO, Luiza Apolinário Rangel. Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19758-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlice Brillpt_BR
dc.subjectFotografia modernapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectArquivos fotográficospt_BR
dc.titleEntre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dedica a investigar as possíveis relações entre a produção fotográfica de Alice Brill (1920-2013) e a linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). A partir de pesquisas no arquivo de Alice no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a obra da fotógrafa ao público geral, pude observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Por meio da identificação de lacunas, define-se como objetivo desta pesquisa olhar para a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não tem sido explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira. Para tal, busco (1) selecionar um conjunto de fotografias que dialogue temática e formalmente com a linguagem da fotografia moderna brasileira; (2) criar diálogos entre este conjunto de fotografias de Alice e registros de fotógrafos modernos já consagrados pela historiografia; (3) analisar individualmente as fotografias de Alice previamente selecionadas, a partir de critérios históricos, teórico-estéticos e formais; (4) problematizar a invisibilidade de Alice na historiografia já consolidada sobre fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARVictorino.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.