Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19758
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira |
Autor(es)/Inventor(es): | Victorino, Luiza Apolinário Rangel |
Orientador: | Reinaldim, Ivair junior |
Resumo: | O presente trabalho se dedica a investigar as possíveis relações entre a produção fotográfica de Alice Brill (1920-2013) e a linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). A partir de pesquisas no arquivo de Alice no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a obra da fotógrafa ao público geral, pude observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Por meio da identificação de lacunas, define-se como objetivo desta pesquisa olhar para a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não tem sido explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira. Para tal, busco (1) selecionar um conjunto de fotografias que dialogue temática e formalmente com a linguagem da fotografia moderna brasileira; (2) criar diálogos entre este conjunto de fotografias de Alice e registros de fotógrafos modernos já consagrados pela historiografia; (3) analisar individualmente as fotografias de Alice previamente selecionadas, a partir de critérios históricos, teórico-estéticos e formais; (4) problematizar a invisibilidade de Alice na historiografia já consolidada sobre fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero. |
Palavras-chave: | Alice Brill Fotografia moderna Historiografia Arquivos fotográficos |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | VICTORINO, Luiza Apolinário Rangel. Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARVictorino.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.