Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19759
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A ascensão do nazismo e a reestruturação política e econômica do Estado alemão (1933-1938)
Autor(es)/Inventor(es): Egert, Pedro Cruzeiro
Orientador: Freitas Filho, Almir Pita
Resumo: O presente estudo analisa a ascensão nazista na Alemanha na década de 1930, dando enfoque nas principais reformas políticas e econômicas implantadas na época. Para realizar tal análise, primeiramente será feita uma contextualização histórica, onde serão observadas questões particulares da história da política interna alemã desde sua unificação em 1871, assim como conjunturais que envolvem a crise da democracia liberal na década de 1920 e a crise de 1929. A ascensão do pensamento nazista na década de 1920 servirá de pano de fundo para a análise das reformas políticas realizadas pelo governo alemão na década de 1930. Além disso, serão detalhadas as principais medidas de cunho econômico implantadas nos primeiros anos do governo de Hitler, realizando um breve paralelo com as medidas tomadas nos EUA no mesmo período e com a Teoria Keynesiana, desenvolvida naquela década.
Palavras-chave: Nazismo
Alemanha
Reforma política
Reforma econômica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: EGERT, Pedro Cruzeiro. A ascensão do nazismo e a reestruturação política e econômica do Estado alemão (1933-1938). 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCEgert.pdf344.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.