Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19774
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Assimetrias informacionais e concorrência no mercado de crédito: o caso do open banking e sua implementação no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Anna Clara Gomes
Advisor: Alves, Camila Cabral Pires
Abstract: A presença de assimetrias informacionais entre consumidores e ofertantes no mercado de crédito dificulta a diferenciação entre bons e maus pagadores no momento da pactuação do contrato. Falhas na identificação do tipo de cliente expõem as instituições financeiras a riscos, que procuram mitigar. As assimetrias informacionais levam a ineficiências no mercado de crédito, como o racionamento da oferta e surgimento de barreiras à entrada. Temporalmente, os relacionamentos construídos por instituições financeiras e consumidores podem reduzir as assimetrias informacionais, por fornecer informações de histórico financeiro. No entanto, beneficiam instituições maiores, ou seja, com maior carteira de clientes. De modo geral, as instituições financeiras com maiores carteiras de clientes retêm os bons pagadores, pois fazem análises de risco mais robustas, graças ao acesso à informação, enquanto instituições menores tendem a ter sua demanda composta por mutuários de alto risco. O Open Banking é uma iniciativa regulatória que consiste em oferecer ao consumidor a posse de seus dados coletados por instituições financeiras, possibilitando o compartilhamento com outras instituições mediante consentimento. O trabalho descreve os mecanismos pelos quais o Open Banking pode ampliar a concorrência no mercado de crédito, e as ameaças que podem impedir que seja bem sucedido. É destacado o caso brasileiro, cuja implementação plena está prevista para dezembro de 2021. Por fim, são apresentadas expectativas para a concorrência no mercado de crédito com a implementação do Open Banking e os pontos que devem receber atenção do regulador para que a iniciativa seja bem sucedida.
Keywords: Mercado de crédito
Assimetrias informacionais
Concorrência
Open banking
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Anna Clara Gomes. Assimetrias informacionais e concorrência no mercado de crédito: o caso do open banking e sua implementação no Brasil. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACGFerreira.pdf242.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.