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http://hdl.handle.net/11422/19776
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Araújo Neto, Waldmir Nascimento | - |
| dc.contributor.author | Leite, Luma Toscano Zenha | - |
| dc.date.accessioned | 2023-03-01T16:32:05Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-21T03:09:51Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19776 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | pandemia de covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Relato de professor | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Periferias | pt_BR |
| dc.title | Periferia, educação e resistência: perceber a pandemia como potencializadora da segregação social a partir de relatos de professoras da educação básica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2883982865395790 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Michel, Ricardo Cunha | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Abreu, Rozana Gomes de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8401907110049381 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Durante a pandemia de Covid-19, diante da necessidade de isolamento social para preservar vidas, a educação básica precisou se reinventar, sendo o ensino remoto utilizado como estratégia. A escrita deste trabalho ocorre logo após a pandemia e tem como objetivos estudar impactos da Covid-19 na educação em periferias; problematizar os impactos das medidas emergenciais governamentais; refletir sobre as diversas emergências vivenciadas por alunos de periferia e investigar se a pandemia legitimou a segregação social. Para tanto, utiliza-se como referência teórica o conceito do pensamento abissal, elaborado por Boaventura de Souza Santos. O pensamento abissal trata sobre a existência de linhas imaginárias intransponíveis que separa diferentes tipos de realidades, impossibilitando a copresença dos dois lados, e dessa forma, tudo que está do outro lado da linha é invisibilizado e excluído de forma abissal. A partir desta referência, Boaventura considera que a emergência sanitária experimentada pelos moradores de periferias durante a pandemia, somou-se a outras já vivenciadas por eles, como a emergência alimentar e a da violência. Para responder aos objetivos propostos, utiliza-se como metodologia as entrevistas semiestruturadas. Neste percurso foram entrevistadas três professoras do ensino básico de escolas públicas, sendo duas da baixada fluminense, no Rio de Janeiro, e uma de Belo Horizonte. As perguntas e as respostas foram organizadas em três mapas de eventos, destacando as informações mais relevantes. A partir dessas conversas nota-se que não houve orientações claras das secretarias de educação para a implementação do ensino remoto, e nem coordenação entre os governos federais e estaduais, fazendo com que os gestores escolares ficassem sobrecarregados. As escolas de periferia sem condições de implementar o ensino online foram colocadas em segundo plano pelo governo. Por fim, a utilização da internet aumentou a exclusão abissal vivenciada por alunos pobres de periferia e assim a segregação social foi legitimada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Química | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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