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http://hdl.handle.net/11422/19776
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Periferia, educação e resistência: perceber a pandemia como potencializadora da segregação social a partir de relatos de professoras da educação básica |
| Autor(es)/Inventor(es): | Leite, Luma Toscano Zenha |
| Orientador: | Araújo Neto, Waldmir Nascimento |
| Resumo: | Durante a pandemia de Covid-19, diante da necessidade de isolamento social para preservar vidas, a educação básica precisou se reinventar, sendo o ensino remoto utilizado como estratégia. A escrita deste trabalho ocorre logo após a pandemia e tem como objetivos estudar impactos da Covid-19 na educação em periferias; problematizar os impactos das medidas emergenciais governamentais; refletir sobre as diversas emergências vivenciadas por alunos de periferia e investigar se a pandemia legitimou a segregação social. Para tanto, utiliza-se como referência teórica o conceito do pensamento abissal, elaborado por Boaventura de Souza Santos. O pensamento abissal trata sobre a existência de linhas imaginárias intransponíveis que separa diferentes tipos de realidades, impossibilitando a copresença dos dois lados, e dessa forma, tudo que está do outro lado da linha é invisibilizado e excluído de forma abissal. A partir desta referência, Boaventura considera que a emergência sanitária experimentada pelos moradores de periferias durante a pandemia, somou-se a outras já vivenciadas por eles, como a emergência alimentar e a da violência. Para responder aos objetivos propostos, utiliza-se como metodologia as entrevistas semiestruturadas. Neste percurso foram entrevistadas três professoras do ensino básico de escolas públicas, sendo duas da baixada fluminense, no Rio de Janeiro, e uma de Belo Horizonte. As perguntas e as respostas foram organizadas em três mapas de eventos, destacando as informações mais relevantes. A partir dessas conversas nota-se que não houve orientações claras das secretarias de educação para a implementação do ensino remoto, e nem coordenação entre os governos federais e estaduais, fazendo com que os gestores escolares ficassem sobrecarregados. As escolas de periferia sem condições de implementar o ensino online foram colocadas em segundo plano pelo governo. Por fim, a utilização da internet aumentou a exclusão abissal vivenciada por alunos pobres de periferia e assim a segregação social foi legitimada. |
| Palavras-chave: | pandemia de covid-19 Relato de professor Educação Periferias |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Química |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2022 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Química |
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