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dc.contributor.advisorMartinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.authorFagundes, Ramon da Conceição-
dc.date.accessioned2023-03-01T16:32:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19777-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectQuitinapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCamarãopt_BR
dc.titleDo lixo à sustentabilidade: uma sequência didática para aprendizagem de química no ensino médio em diálogo com a educação ambiental crítica a partir do tema gerador quitosanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6564730012116646pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Célia Regina Sousa da-
dc.contributor.referee1Simões, Grazieli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088459558431546pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Alda Ernestina dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929752395158356pt_BR
dc.description.resumoNa conjuntura atual, o ensino de ciências foi reestruturado para conduzir o desenvolvimento científico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge com o propósito de apresentar a significância e as dimensões do desenvolvimento das habilidades dos alunos, tencionando a formação de cidadãos ativos, críticos e capazes, e como resultado dispõe de alterações no formato do ensino de química no Brasil. Para tal, o presente trabalho apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) suleada pela abordagem metodológica da educação ambiental crítica, transdisciplinaridade e os princípios da perspectiva discente~docente~aprendente. A SD elaborada é direcionada para o ensino de funções orgânicas em turmas do 2º e / ou 3º ano do Ensino Médio, envolvendo a realização de 4 encontros com duração de 1 hora e 40 minutos cada, totalizando 8 aulas de 50 minutos. A metodologia de ensino foi fundamentada no modelo do planejamento reverso. Para tanto, foi elaborado um material didático textual autoral objetivando apresentar a SD proposta aos professores, os quais poderão aplicá-la de modo presencial. A SD proposta engloba a realização de diversas atividades, dentre elas atividades colaborativas e atividades de letramento científico. Acredita-se que a aplicação da SD possibilitará uma abordagem mais contextualizada, atrativa e motivadora do conteúdo de funções orgânicas, além de viabilizar o desenvolvimento de alunos críticos, responsáveis, sustentáveis, solidários, pautados na justiça social, que buscam o enfrentamento, a resolução de problemas, bem como a transformação ambiental. Através da temática da quitina, quitosana e reaproveitamento dos resíduos de camarão é possível desenvolver a contextualização, tal como a integração dos conteúdos de química com as distintas disciplinas do Ensino Médio, construindo conexões com diferentes assuntos do cotidiano, de modo a possibilitar um maior interesse e motivação dos alunos pelo estudo da química, sendo portanto, um assunto de importância social, econômica e ambiental, que possibilita demonstrar a relevância destes copolímeros naturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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