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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Do lixo à sustentabilidade: uma sequência didática para aprendizagem de química no ensino médio em diálogo com a educação ambiental crítica a partir do tema gerador quitosana
Autor(es)/Inventor(es): Fagundes, Ramon da Conceição
Tutor: Martinhon, Priscila Tamiasso
Tutor : Silva, Célia Regina Sousa da
Resumen: Na conjuntura atual, o ensino de ciências foi reestruturado para conduzir o desenvolvimento científico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge com o propósito de apresentar a significância e as dimensões do desenvolvimento das habilidades dos alunos, tencionando a formação de cidadãos ativos, críticos e capazes, e como resultado dispõe de alterações no formato do ensino de química no Brasil. Para tal, o presente trabalho apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) suleada pela abordagem metodológica da educação ambiental crítica, transdisciplinaridade e os princípios da perspectiva discente~docente~aprendente. A SD elaborada é direcionada para o ensino de funções orgânicas em turmas do 2º e / ou 3º ano do Ensino Médio, envolvendo a realização de 4 encontros com duração de 1 hora e 40 minutos cada, totalizando 8 aulas de 50 minutos. A metodologia de ensino foi fundamentada no modelo do planejamento reverso. Para tanto, foi elaborado um material didático textual autoral objetivando apresentar a SD proposta aos professores, os quais poderão aplicá-la de modo presencial. A SD proposta engloba a realização de diversas atividades, dentre elas atividades colaborativas e atividades de letramento científico. Acredita-se que a aplicação da SD possibilitará uma abordagem mais contextualizada, atrativa e motivadora do conteúdo de funções orgânicas, além de viabilizar o desenvolvimento de alunos críticos, responsáveis, sustentáveis, solidários, pautados na justiça social, que buscam o enfrentamento, a resolução de problemas, bem como a transformação ambiental. Através da temática da quitina, quitosana e reaproveitamento dos resíduos de camarão é possível desenvolver a contextualização, tal como a integração dos conteúdos de química com as distintas disciplinas do Ensino Médio, construindo conexões com diferentes assuntos do cotidiano, de modo a possibilitar um maior interesse e motivação dos alunos pelo estudo da química, sendo portanto, um assunto de importância social, econômica e ambiental, que possibilita demonstrar a relevância destes copolímeros naturais.
Materia: Ensino de Química
Sequência didática
Quitina
Sustentabilidade
Camarão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 21-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

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