Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/197
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O que, afinal, é o Indie?: criatividade e comércio na produção musical contemporânea.
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Fernanda Marques
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: Neste trabalho, procura-se oferecer bases teóricas para uma reflexão aprofundada sobre os usos do termo indie na cultura de massa. Os diferentes significados atribuídos ao termo indie (diminutivo em inglês para “independente”) são analisados por meio de uma revisão crítica da literatura disponível sobre o assunto. Relações entre selos independentes e grandes gravadoras, a dinâmica dos gêneros musicais na indústria fonográfica e o estabelecimento de alianças afetivas e sociais entre os indivíduos são algumas das instâncias em que o uso do termo indie pode ser identificado. São analisadas as conexões entre cada significado do indie e o contexto onde eles se efetivam; e as relações observadas entre os diferentes significados. O estudo do indie pode revelar aspectos importantes sobre a ideologia da autenticidade, presente nos grupos produtores e consumidores de determinados estilos de música popular massiva. Ele também pode ajudar na compreensão dos meios pelos quais os jovens constroem sua identidade e seu estilo de vida, através de um exame dos processos de construção de sentido na cultura de massa contemporânea.
Palavras-chave: Cultura de massa
Consumo
Música popular
Jovens
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Fernanda Marques. O que, afinal, é o indie?: criatividade e comércio na produção musical contemporânea. 2004. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Marques Fernandes - Monografia - Radialismo.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.