Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19843
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dc.contributor.advisorSoares, Maria Luisa Ramos de Oliveira-
dc.contributor.authorMoya, Adriana Pinto-
dc.date.accessioned2023-03-07T14:03:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMOYA, Adriana Pinto. A conservação do registo do Santo Cristo dos Milagres: história, signos e multiplicidade de materiais. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19843-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegistopt_BR
dc.subjectSanto Cristo dos Milagrespt_BR
dc.titleA conservação do registo do Santo Cristo dos Milagres: história, signos e multiplicidade de materiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta a pesquisa sobre o Registo do Santo Cristo dos Milagres, que é um quadro oratório originário da ilha de São Miguel, nos Açores, em Portugal. O culto ao Registo está associado às manifestações sociais presentes nas práticas religiosas que envolvem a imagem do Santo Cristo dos Milagres. O trabalho visa analisar a história, a religiosidade e os significados dessa manifestação, bem como explorar a representatividade do objeto e tratar a materialidade como uma das partes fundamentais para se entender a construção desse objeto, auxiliando no caminho a ser tomado para a preservação. Dessa forma, tem como objetivo investigar os conceitos que o Registo abrange. Para isso, foi necessário pesquisar a origem, a contextualização histórica sobre a imagem do Santo Cristo dos Milagres, refletir sobre questões relacionadas à preservação do patrimônio cultural, assim como a função decorativa que o Registo assume quando usado em outro ambiente. Foi útil discutir a conservação e a restauração, valorizando o critério da mínima intervenção, para que a obra seja transmitida a gerações futuras. Realizou-se, então, a primeira etapa do trabalho, com a leitura bibliográfica sobre o tema, consultas a sites na internet, o estudo de caso com o projeto de restauro do Registo durante as aulas de Papel I, com a Prof.a Dr.a Maria Luisa Ramos de Oliveira Soares, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o ano de 2019. Na segunda etapa, foi realizada pesquisa in loco, no Brasil e nos Açores, para a coleta de dados, registros fotográficos e entrevistas. Diante disso, verificou-se que a história que inclui o Registo e a imagem do Santo Cristo dos Milagres, mantém-se vigente até hoje, por meio de costumes e valores sociais. Sendo assim, com este trabalho, foi possível identificar questões para se compreender a obra do Registo do Santo Cristo dos Milagres na sua totalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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