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dc.contributor.advisorSilva, Neide Emy Kurokawa e-
dc.contributor.authorCorrêa, Karina da Silva Assis-
dc.date.accessioned2023-03-09T13:01:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:53Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationCORRÊA, Karina da Silva Assis. Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectHesitação vacinalpt_BR
dc.subjectRecusa de vacinaçãopt_BR
dc.subjectModelos pedagógicospt_BR
dc.titleHesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3132859754229712pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8356563990764861pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, João Vinícius dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785952942095162pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0208276312306226pt_BR
dc.description.resumoA hesitação vacinal e recusa de vacinação se opõem à vacinação desde a criação das vacinas. O medo, angústia e anseios pelo desconhecido são da natureza humana. No entanto, o que fazer após décadas de comprovação científica acerca da importância da vacinação contra a ocorrência de grandes epidemias? Com foco no contexto da COVID-19, o presente estudo discorre acerca da hesitação vacinal, tomada como o atraso na aceitação ou recusa da vacinação, apesar da disponibilidade de serviços de vacinação, sobre os seus principais motivadores e estratégias de educação em saúde propostas para fazer face à mesma. Foi realizada revisão de literatura na Base da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, abrangendo os anos entre 2020 e 2022. Dos 247 artigos levantados, foram analisados 47, após filtros e exclusões. A maior parte dos artigos foi publicada no ano de 2021, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Dentre os principais determinantes apontados para a hesitação à vacina figuram questões culturais como a religião, determinantes comportamentais como o medo, incerteza e desconfiança sobre a indústria farmacêutica ou fabricantes de vacinas, além de falta de informação ou conhecimento. A confiabilidade e segurança das vacinas despontaram como questões específicas da vacina e da vacinação. Para fazer face a essas barreiras, as propostas educativas apontadas tiveram como principal ponto de partida questões referentes a fake news, falta de informações e de comunicação em geral. Alguns estudos se detiveram em minorias étnicas, chamando a atenção para a necessidade de transmissão de informações culturalmente adaptadas. Os pais de crianças e profissionais de saúde também foram referidos como públicos alvo de intervenções pedagógicas, sempre com ênfase na transmissão de informações qualificadas, utilizando-se de diferentes estratégias, envolvendo dispositivos como rede social (WhatsApp) ou mesmo sensibilização de líderes religiosos. Embora se reconheça o papel da informação e dos meios para disseminá-la, tal ênfase tende a ignorar aquilo que se entende como uma pedagogia crítica, ou seja, uma proposta que ultrapasse a preocupação em transmissão de informações consideradas corretas por grupo de especialistas e invista mais na capacidade crítica da população para fazer suas escolhas e reivindicar outras medidas necessárias ao acesso à saúde como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Estudos em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Saúde Coletiva

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