Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19863
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo da disposição de resíduos eletrônicos no Brasil: um olhar da saúde coletiva
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Vanessa Ferreira de Araujo da
Tutor: Carvalho, Márcia Aparecida Ribeiro de
Resumen: Com o processo de avanço tecnológico na sociedade capitalista, a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos mostra-se cada vez mais curta, consequentemente o descarte destes é cada vez mais frequente, assim o volume de resíduos eletroeletrônicos está cada vez mais denso, intensificando a necessidade da atenção e cuidados por parte da gestão pública. É notório que com o aumento dos resíduos eletroeletrônicos há uma intensificação tanto nos impactos ambientais gerados, como também na saúde. Esses impactos ambientais gerados pela disposição ou descarte inadequado são visíveis no solo contaminado, na presença de lixo nos recursos hídricos (rios, lagos e outras fontes de água), no ar cada vez mais seco e poluído, nos animais e plantas que morrem precocemente, mudanças climáticas e altas taxas de metais pelo ambiente, tudo isso influenciando, direta e indiretamente, na saúde do homem. Passa a ser fundamental a execução de práticas regularizadas por leis e determinações de políticas públicas que objetivam a preservação do Meio Ambiente. Diante do assunto sobre resíduos sólidos ficou claro que existem pessoas cientes da problemática que cerca o descarte inadequado, então guardam as pilhas e baterias em uma caixa até achar a solução ou local adequado onde descartar, mas pela demora, acabam desistindo e descartando esses itens junto com o lixo doméstico comum, assim intensificando o grau de toxicidade deste lixo. Logo, é importante abordar o assunto dos equipamentos eletrônicos, por vias de informação pública, e falar sobre ações de logística reversa, ecodesign, ACV e outros meios que sirvam para amenizar os efeitos negativos gerados na natureza. O ideal pensamento acerca da sustentabilidade ambiental precisa estar presente em todo processo de ciclo de vida, em toda cadeia de produção de um equipamento eletrônico, para que haja a redução considerável dos dejetos gerados e na medida do possível sempre reciclando, reutilizando e reduzindo os materiais descartados.
Materia: Resíduos sólidos
Resíduo eletrônico
Impacto ambiental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Vanessa Ferreira de Araujo da. Estudo da disposição de resíduos eletrônicos no Brasil: um olhar da saúde coletiva. 2016. 32 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VFASilva.pdf135.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.