Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19895
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Economia circular e a indústria da construção civil: um estudo acerca da reutilização de containers para a construção de edificações comerciais
Author(s)/Inventor(s): Pedro, Igor Frotté
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: O setor da construção civil possui uma grande importância para o desenvolvimento econômico de um país. No Brasil não é diferente, além de ser um dos setores com maior número de colaboradores, a construção civil ocupa uma parcela significativa da economia nacional. Porém, a geração de resíduos e os impactos ambientais ocasionados pelo setor são preocupantes. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação dos princípios da economia circular durante a execução de uma edificação comercial, cujo principal método construtivo aplicado é baseado em containers marítimos reutilizados. Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor de alimentos e bebidas localizada em Macaé-RJ. Com a utilização de uma abordagem qualitativa e exploratória, analisou-se a aplicação dos princípios da circularidade em todas as etapas do ciclo de vida da edificação. As etapas de planejamento e de execução da obra, pertencentes ao ciclo de vida de uma edificação, foram as mais afetadas pelas ações relacionadas à circularidade. Visando analisar a aceitabilidade e a percepção dos frequentadores da edificação, um questionário foi aplicado. As principais vantagens observadas foram a rapidez na execução da obra, a estética diferenciada e uma menor geração de resíduos. Pode-se observar uma maior reutilização de materiais, menor utilização de recursos naturais e uma menor geração de resíduos sólidos, evidenciando um grande potencial de circularidade.
Keywords: Construção civil
Economia circular
Container
Sustentabilidade
Civil construction
Circular economy
Sustainability
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEDRO, Igor Frotté. Economia circular e a indústria da construção civil: um estudo acerca da reutilização de containers para a construção de edificações comerciais.. 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IFPEDRO.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.