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http://hdl.handle.net/11422/19897
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Paschoal, Diego Fernando da Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Júlio de Paula Campbell | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T19:50:20Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07 | - |
dc.date.available | 2023-03-14T19:50:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Júlio de Paula Campbell. Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19897 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Química computacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Programa de computador | pt_BR |
dc.subject | Computational chemistry | en |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Software | en |
dc.title | Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2814348897103695 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5780002094601228 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tiago Lima da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3937046669738188 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Novato, Willian Tássio Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402297829650438 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Química Computacional usa de métodos matemáticos para calcular propriedades moleculares, realizar simulações moleculares, dentre outros. As ferramentas computacionais usadas nessa área podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na visualização espacial e desenvolvimento do pensamento abstrato, entre outros aspectos. A partir disso, o presente trabalho desenvolveu e aplicou um conjunto de atividades didáticas, com o programa Avogadro, abordando os conteúdos de estrutura molecular (comprimento e ângulo de ligação), geometria molecular, estequiometria, momento de dipolo, polaridade e teoria do orbital molecular, além de avaliar a efetividade do uso dessa ferramenta durante as atividades. Foram realizadas duas aulas no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé para os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da unidade, onde foram aplicadas as seis atividades desenvolvidas. Somado a isso, foram construídos dois formulários para serem aplicados antes das aulas e dois formulários para aplicação após as aulas visando avaliar a efetividade do uso do programa Avogadro durante as atividades realizadas. As atividades construídas abordaram diversos conteúdos que foram discutidos nos tópicos trabalhados. Os alunos participantes da pesquisa, após a realização das atividades, relataram que gostariam de usar ferramentas computacionais nas atividades de ensino. O uso do programa Avogadro possibilitou que muitos alunos superassem suas dificuldades nos tópicos abordados. O principal elemento do programa que mostrou efetividade para auxiliar os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem foi a visualização espacial. Assim, pode-se concluir que o atual trabalho apresentou o desenvolvimento de seis atividades para o uso no ensino de turmas de graduação em Química, auxiliadas pelo uso do programa Avogadro, além de demonstrar a efetividade do uso do programa durante o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | 365 dias | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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