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dc.contributor.advisorPaschoal, Diego Fernando da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Júlio de Paula Campbell-
dc.date.accessioned2023-03-14T19:50:20Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2023-03-14T19:50:20Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júlio de Paula Campbell. Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19897-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectQuímica computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPrograma de computadorpt_BR
dc.subjectComputational chemistryen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectSoftwareen
dc.titlePráticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2814348897103695pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5780002094601228pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tiago Lima da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937046669738188pt_BR
dc.contributor.referee2Novato, Willian Tássio Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402297829650438pt_BR
dc.description.resumoA Química Computacional usa de métodos matemáticos para calcular propriedades moleculares, realizar simulações moleculares, dentre outros. As ferramentas computacionais usadas nessa área podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na visualização espacial e desenvolvimento do pensamento abstrato, entre outros aspectos. A partir disso, o presente trabalho desenvolveu e aplicou um conjunto de atividades didáticas, com o programa Avogadro, abordando os conteúdos de estrutura molecular (comprimento e ângulo de ligação), geometria molecular, estequiometria, momento de dipolo, polaridade e teoria do orbital molecular, além de avaliar a efetividade do uso dessa ferramenta durante as atividades. Foram realizadas duas aulas no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé para os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da unidade, onde foram aplicadas as seis atividades desenvolvidas. Somado a isso, foram construídos dois formulários para serem aplicados antes das aulas e dois formulários para aplicação após as aulas visando avaliar a efetividade do uso do programa Avogadro durante as atividades realizadas. As atividades construídas abordaram diversos conteúdos que foram discutidos nos tópicos trabalhados. Os alunos participantes da pesquisa, após a realização das atividades, relataram que gostariam de usar ferramentas computacionais nas atividades de ensino. O uso do programa Avogadro possibilitou que muitos alunos superassem suas dificuldades nos tópicos abordados. O principal elemento do programa que mostrou efetividade para auxiliar os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem foi a visualização espacial. Assim, pode-se concluir que o atual trabalho apresentou o desenvolvimento de seis atividades para o uso no ensino de turmas de graduação em Química, auxiliadas pelo uso do programa Avogadro, além de demonstrar a efetividade do uso do programa durante o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.terms365 diaspt_BR
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