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http://hdl.handle.net/11422/19897
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Júlio de Paula Campbell |
Orientador: | Paschoal, Diego Fernando da Silva |
Resumo: | A Química Computacional usa de métodos matemáticos para calcular propriedades moleculares, realizar simulações moleculares, dentre outros. As ferramentas computacionais usadas nessa área podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na visualização espacial e desenvolvimento do pensamento abstrato, entre outros aspectos. A partir disso, o presente trabalho desenvolveu e aplicou um conjunto de atividades didáticas, com o programa Avogadro, abordando os conteúdos de estrutura molecular (comprimento e ângulo de ligação), geometria molecular, estequiometria, momento de dipolo, polaridade e teoria do orbital molecular, além de avaliar a efetividade do uso dessa ferramenta durante as atividades. Foram realizadas duas aulas no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé para os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da unidade, onde foram aplicadas as seis atividades desenvolvidas. Somado a isso, foram construídos dois formulários para serem aplicados antes das aulas e dois formulários para aplicação após as aulas visando avaliar a efetividade do uso do programa Avogadro durante as atividades realizadas. As atividades construídas abordaram diversos conteúdos que foram discutidos nos tópicos trabalhados. Os alunos participantes da pesquisa, após a realização das atividades, relataram que gostariam de usar ferramentas computacionais nas atividades de ensino. O uso do programa Avogadro possibilitou que muitos alunos superassem suas dificuldades nos tópicos abordados. O principal elemento do programa que mostrou efetividade para auxiliar os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem foi a visualização espacial. Assim, pode-se concluir que o atual trabalho apresentou o desenvolvimento de seis atividades para o uso no ensino de turmas de graduação em Química, auxiliadas pelo uso do programa Avogadro, além de demonstrar a efetividade do uso do programa durante o processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Química computacional Ensino de química Tecnologias digitais Programa de computador Computational chemistry Chemistry teaching Digital technologies Software |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Instituto Multidisciplinar de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 13-Jan-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Citação: | OLIVEIRA, Júlio de Paula Campbell. Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023. |
Aparece nas coleções: | Química |
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