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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Júlio de Paula Campbell
Orientador: Paschoal, Diego Fernando da Silva
Resumo: A Química Computacional usa de métodos matemáticos para calcular propriedades moleculares, realizar simulações moleculares, dentre outros. As ferramentas computacionais usadas nessa área podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na visualização espacial e desenvolvimento do pensamento abstrato, entre outros aspectos. A partir disso, o presente trabalho desenvolveu e aplicou um conjunto de atividades didáticas, com o programa Avogadro, abordando os conteúdos de estrutura molecular (comprimento e ângulo de ligação), geometria molecular, estequiometria, momento de dipolo, polaridade e teoria do orbital molecular, além de avaliar a efetividade do uso dessa ferramenta durante as atividades. Foram realizadas duas aulas no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé para os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da unidade, onde foram aplicadas as seis atividades desenvolvidas. Somado a isso, foram construídos dois formulários para serem aplicados antes das aulas e dois formulários para aplicação após as aulas visando avaliar a efetividade do uso do programa Avogadro durante as atividades realizadas. As atividades construídas abordaram diversos conteúdos que foram discutidos nos tópicos trabalhados. Os alunos participantes da pesquisa, após a realização das atividades, relataram que gostariam de usar ferramentas computacionais nas atividades de ensino. O uso do programa Avogadro possibilitou que muitos alunos superassem suas dificuldades nos tópicos abordados. O principal elemento do programa que mostrou efetividade para auxiliar os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem foi a visualização espacial. Assim, pode-se concluir que o atual trabalho apresentou o desenvolvimento de seis atividades para o uso no ensino de turmas de graduação em Química, auxiliadas pelo uso do programa Avogadro, além de demonstrar a efetividade do uso do programa durante o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Química computacional
Ensino de química
Tecnologias digitais
Programa de computador
Computational chemistry
Chemistry teaching
Digital technologies
Software
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade produtora: Instituto Multidisciplinar de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: OLIVEIRA, Júlio de Paula Campbell. Práticas de química computacional no ensino de química geral em cursos de graduação. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
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