Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19899
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação das fontes de água e do tratamento simplificado no acampamento Edson Nogueira em Macaé/RJ
Author(s)/Inventor(s): Bezerra, Isis de Azevedo
Advisor: Ferreira, Rafael Malheiro da Silva do Amaral
Co-advisor: Teixeira, Francisco Martins
Abstract: O acesso ao saneamento básico nas áreas rurais é ainda um desafio a ser superado no Brasil. Movimentos em luta pela Reforma Agrária se organizam em áreas que carecem de investimento dos governos, e tem menos acesso à infraestrutura, saneamento, serviços de saúde, educação. O desenvolvimento de técnicas aplicadas para o saneamento rural é fundamental para contribuir com a segurança sanitária dessas comunidades. O filtro lento de areia é um método simplificado de tratamento de água, que se utiliza de ação física, química e biológica para a redução dos parâmetros da água bruta. A difusão de tecnologias de baixo custo e ambientalmente adequadas se apoia na educação socioambiental como instrumento de construção e propagação do conhecimento. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o tratamento de água do acampamento Edson Nogueira, em Macaé/RJ, através de um sistema combinado de filtração lenta com desinfecção por cloro, além de avaliar a qualidade das fontes usadas para água de consumo. Também foi elaborada uma aula de Manejo das Águas em conjunto com a Unidade Pedagógica de Agroecologia situada na comunidade, e ao final do estudo foi produzida uma cartilha educativa sobre tratamentos simplificados de água. Os resultados das análises de laboratório indicam que as águas de estudo apresentam parâmetros fora dos valores de referência do padrão de potabilidade, como a presença de coliformes. Foram analisados Sólidos Totais, pH, Oxigênio Dissolvido, Temperatura, Coliformes Totais e Coliformes Termotolerantes. Foram a analisadas amostras da água de uma adutora abandonada, de captação superficial, além de 3 poços usados no acampamento. A água de captação superficial da adutora apresentou, em geral, baixo teor de sólidos totais e presença de coliformes também em pequeno número. A ação do tratamento pelo filtro lento mostrou melhora dos parâmetros de coliformes e oxigênio dissolvido, porém com grande aumento no teor de sólidos totais na água final. A água do poço 1 não indicou presença de coliformes, enquanto que os poços 2 e 3 confirmaram coliformes totais e termotolerantes, respectivamente.
Keywords: Tratamento de água
Saneamento rural
Educação socioambiental
Water treatment
Rural sanitation
Social and environmental education
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS::PROCESSOS SIMPLIFICADOS DE TRATAMENTO DE AGUAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BEZERRA, Isis de Azevedo. Avaliação das fontes de água e do tratamento simplificado no acampamento Edson Nogueira em Macaé/RJ. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IABEZERRA.pdf11.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.