Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19903
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Correlação da hematofagia com o perfil metabólico e modelagem molecular visando a identificação de potenciais inibidores da enzima hexoquinase em Rhodnius prolixus
Author(s)/Inventor(s): Hanai, Suzan Sayuri
Advisor: Romeiro, Nelilma Correia
Co-advisor: Moraes, Jorge Luiz da Cunha
Co-advisor: Gomes, Helga Fernandes
Abstract: O Rhodnius prolixus é hospedeiro intermediário de tripanossomatídeos, sendo apontado como um dos principais vetores da Doença de Chagas, é um hemiptera hematófago obrigatório, que pertence à família Reduviidae e tanto a quantidade quanto a qualidade do sangue ingerido afetam diretamente no desenvolvimento e na produção de ovos. O presente trabalho possui como objetivo levantar as características metabólicas desse inseto importantes para a reprodução e perpetuação da espécie, através da determinação de metabólitos em órgãos reprodutores e corpo gorduroso, tanto em machos quanto em fêmeas no estágio adulto. A Modelagem molecular visa complementar o estudo a partir da construção de modelos 3D de uma proteína de interesse e mapear as interações moleculares que ocorrem com um inibidor conhecido. Este trabalho constitui-se inicialmente por ensaios biológicos, onde foram utilizados como amostras para o levantamento das características metabólicas de órgãos como corpo gorduroso, ovário e testículo de Rhodnius prolixus. Amostras desses órgãos foram submetidas a dosagens de proteínas totais, glicose, glicogênio, triglicerídeos e as atividades enzimáticas da alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase. Foi realizada a modelagem comparativa da hexoquinase de R. prolixus, validação dos modelos 3D, construção de ligantes e o Docking Molecular. Nos resultados apresentados foi verificado que em geral os insetos na condição alimentada e o tipo de órgão afetam a quantidade de metabólitos presentes em cada tecido. Foi possível observar que em fêmeas os ovários necessitam de uma maior demanda de alguns metabólitos devido à sua função de ovogênese. Na modelagem foi construído um modelo tridimensional da hexoquinase de Rhodnius prolixus, a partir da proteína molde 4foe.1B (Hexoquinase I humana recombinante tipo I co-cristalizada com Manose 6-Fosfato). O estudo de docking possibilitou identificar o modo de ligação e os tipos de interações que ocorrem in silico mediante a ligação entre o modelo 3D da proteína construída e o inibidor glifosato, apresentando interações por ligação de hidrogênio com os resíduos de aminoácidos Asp67, Ser429, Ser135, Thr71 e interação de Van der Waals com o resíduo Thr133. Essas interações foram conservadas comparadas com as interações entre o molde (4foe.1B) e o ligante co-cristalizado, presente na literatura. A partir desses resultados, foi possível mostrar as características de determinados metabólitos nesse inseto, e por meio da modelagem molecular auxiliar futuramente na busca por inibidores específicos para a hexoquinase de Rhodnius prolixus, por meio do conhecimento do sítio alvo dessa enzima.
Keywords: Metabolismo energético
Modelagem molecular
Rhodnius prolixus
Energy metabolism
Molecular modeling
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HANAI, Suzan Sayuri. Correlação da hematofagia com o perfil metabólico e modelagem molecular visando a identificação de potenciais inibidores da enzima hexoquinase em Rhodnius prolixus. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Curso de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSHANAI.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.