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dc.contributor.advisorMacedo, Jussara Marques de-
dc.contributor.authorSilva, Carolina da-
dc.date.accessioned2023-03-15T02:09:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:18Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina da. Metodologia de projetos e sua relevância na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19906-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleMetodologia de projetos e sua relevância na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.referee2Vieira, Nelma Bernardes-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a temática da Educação Infantil como direito social e o trabalho com Metodologia de Projetos nessa etapa da Educação Básica. O estudo foi motivado por minha experiência enquanto estagiária e auxiliar de professora, em uma escola localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma escola privada que atende bebês a partir de quatro meses (turmas de berçário) até crianças com sete anos (turma do primeiro ano do Ensino Fundamental). Atuar na Educação Infantil é um desafio diário para os profissionais que nela trabalham. Dedicar-se ao trabalho com crianças pequenas exige não somente uma disposição física, mas principalmente, conhecimento profissional que se dá por meio da formação continuada cuja finalidade é compreender a complexidade do trabalho a ser realizado, mantendo-se atualizado quanto às potencialidades e particularidades referentes a essa faixa etária. No trabalho com projetos, compreende-se a criança como corresponsável pela construção do seu conhecimento, agindo ativamente em todas as partes do processo educativo. Além disso, o projeto pedagógico proporciona um estreitamento na relação professor e criança, pois valoriza o processo histórico de vida da criança, contextualizando e tornando significativos os conhecimentos. Os resultados apontam que a Educação Infantil não se resume, somente, à etapa que antecede e prepara para o ensino fundamental, mas consiste na primeira etapa do processo educacional desse sujeito de direitos, tendo como base a concepção que conecta o educar e o cuidar, que devem caminhar juntos dentro do contexto da realidade das infâncias. Dois eixos estruturantes são necessários para que a aprendizagem e o desenvolvimento aconteçam: interações e brincadeiras. Dessa forma, o currículo para esse segmento precisa ser elaborado e fundamentado nos campos de experiências, ou seja, de atividades e brincadeiras elaboradas de acordo com interesses da faixa etária, que contemplando as ciências, matemática, linguagens, corpo e movimento e artes. O trabalho com projetos torna-se fundamental para que o processo educacional, na infância, leve em conta a criança nas suas diferentes potencialidades para que, assim, a produção do conhecimento seja significativa, traduzindo o mundo e suas especificidades de forma a fazerem sentido para as crianças. A maneira como essa relação será estabelecida fará toda a diferença no seu processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a Metodologia de Projetos é uma grande aliada no desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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