Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19906
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Metodologia de projetos e sua relevância na educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Carolina da |
Orientador: | Macedo, Jussara Marques de |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a temática da Educação Infantil como direito social e o trabalho com Metodologia de Projetos nessa etapa da Educação Básica. O estudo foi motivado por minha experiência enquanto estagiária e auxiliar de professora, em uma escola localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma escola privada que atende bebês a partir de quatro meses (turmas de berçário) até crianças com sete anos (turma do primeiro ano do Ensino Fundamental). Atuar na Educação Infantil é um desafio diário para os profissionais que nela trabalham. Dedicar-se ao trabalho com crianças pequenas exige não somente uma disposição física, mas principalmente, conhecimento profissional que se dá por meio da formação continuada cuja finalidade é compreender a complexidade do trabalho a ser realizado, mantendo-se atualizado quanto às potencialidades e particularidades referentes a essa faixa etária. No trabalho com projetos, compreende-se a criança como corresponsável pela construção do seu conhecimento, agindo ativamente em todas as partes do processo educativo. Além disso, o projeto pedagógico proporciona um estreitamento na relação professor e criança, pois valoriza o processo histórico de vida da criança, contextualizando e tornando significativos os conhecimentos. Os resultados apontam que a Educação Infantil não se resume, somente, à etapa que antecede e prepara para o ensino fundamental, mas consiste na primeira etapa do processo educacional desse sujeito de direitos, tendo como base a concepção que conecta o educar e o cuidar, que devem caminhar juntos dentro do contexto da realidade das infâncias. Dois eixos estruturantes são necessários para que a aprendizagem e o desenvolvimento aconteçam: interações e brincadeiras. Dessa forma, o currículo para esse segmento precisa ser elaborado e fundamentado nos campos de experiências, ou seja, de atividades e brincadeiras elaboradas de acordo com interesses da faixa etária, que contemplando as ciências, matemática, linguagens, corpo e movimento e artes. O trabalho com projetos torna-se fundamental para que o processo educacional, na infância, leve em conta a criança nas suas diferentes potencialidades para que, assim, a produção do conhecimento seja significativa, traduzindo o mundo e suas especificidades de forma a fazerem sentido para as crianças. A maneira como essa relação será estabelecida fará toda a diferença no seu processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a Metodologia de Projetos é uma grande aliada no desenvolvimento integral da criança. |
Palavras-chave: | Educação infantil Infância Projeto pedagógico |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Jan-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Carolina da. Metodologia de projetos e sua relevância na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSilva.pdf | 356.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.