Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorsino, Patrícia-
dc.contributor.authorReis, Lucas Torres dos-
dc.date.accessioned2023-03-15T18:20:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:18Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationREIS, Lucas Torres dos. Educadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19908-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.titleEducadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Pablo Luiz de Faria Vieira da-
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee3Deise, Arenhart-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil e ressaltar a importância da participação dos homens que chegam nesse espaço na co-criação de uma pedagogia feminista. O trabalho foi orientado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil? Teve como metodologia a realização de um levantamento bibliográfico acerca da temática (MOREIRA e CALEFFE, 2008) e depoimentos pessoais, de situações vividas por mim, autor deste trabalho monográfico, ao longo de dois anos de estágio. Tomou como referência os estudos de Rolnik (1993) para entender as temáticas que me atravessaram, as marcas que surgiram ao longo da vida e ainda reverberam e Preciosa (2010) para conseguir captar, sentir e ouvir as vozes que apareceram no exercício da escrita. Por meio de um levantamento bibliográfico dos enfrentamentos e desafios de professores homens da Educação Infantil e de reflexões de algumas de minhas experiências enquanto homem na Educação infantil, dialoga com autores como: Araujo (2017), Maciel e Nono (2022), Silva (2022) e Butler (2003) para tecer os seguintes desafios: questionamento da sexualidade, enfrentamento de estranhamentos e desconfiança, associação do professor à "paternagem" e construção de uma prática feminista na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LReis.pdf174.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.