Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19908
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágio |
Autor(es)/Inventor(es): | Reis, Lucas Torres dos |
Orientador: | Corsino, Patrícia |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil e ressaltar a importância da participação dos homens que chegam nesse espaço na co-criação de uma pedagogia feminista. O trabalho foi orientado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil? Teve como metodologia a realização de um levantamento bibliográfico acerca da temática (MOREIRA e CALEFFE, 2008) e depoimentos pessoais, de situações vividas por mim, autor deste trabalho monográfico, ao longo de dois anos de estágio. Tomou como referência os estudos de Rolnik (1993) para entender as temáticas que me atravessaram, as marcas que surgiram ao longo da vida e ainda reverberam e Preciosa (2010) para conseguir captar, sentir e ouvir as vozes que apareceram no exercício da escrita. Por meio de um levantamento bibliográfico dos enfrentamentos e desafios de professores homens da Educação Infantil e de reflexões de algumas de minhas experiências enquanto homem na Educação infantil, dialoga com autores como: Araujo (2017), Maciel e Nono (2022), Silva (2022) e Butler (2003) para tecer os seguintes desafios: questionamento da sexualidade, enfrentamento de estranhamentos e desconfiança, associação do professor à "paternagem" e construção de uma prática feminista na escola. |
Palavras-chave: | Educação infantil Professores Homem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 6-Fev-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | REIS, Lucas Torres dos. Educadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LReis.pdf | 174.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.