Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19908
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágio
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Lucas Torres dos
Orientador: Corsino, Patrícia
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil e ressaltar a importância da participação dos homens que chegam nesse espaço na co-criação de uma pedagogia feminista. O trabalho foi orientado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por professores homens na Educação Infantil? Teve como metodologia a realização de um levantamento bibliográfico acerca da temática (MOREIRA e CALEFFE, 2008) e depoimentos pessoais, de situações vividas por mim, autor deste trabalho monográfico, ao longo de dois anos de estágio. Tomou como referência os estudos de Rolnik (1993) para entender as temáticas que me atravessaram, as marcas que surgiram ao longo da vida e ainda reverberam e Preciosa (2010) para conseguir captar, sentir e ouvir as vozes que apareceram no exercício da escrita. Por meio de um levantamento bibliográfico dos enfrentamentos e desafios de professores homens da Educação Infantil e de reflexões de algumas de minhas experiências enquanto homem na Educação infantil, dialoga com autores como: Araujo (2017), Maciel e Nono (2022), Silva (2022) e Butler (2003) para tecer os seguintes desafios: questionamento da sexualidade, enfrentamento de estranhamentos e desconfiança, associação do professor à "paternagem" e construção de uma prática feminista na escola.
Palavras-chave: Educação infantil
Professores
Homem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Fev-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Lucas Torres dos. Educadores do gênero masculino na educação infantil: reflexões a partir de uma experiência de estágio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LReis.pdf174.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.