Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19914
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Multilinearidade em histórias em quadrinhos: a multilinearidade sendo usada como meio aprofundado de interação dentre o autor e o leitor
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Lucas Teixeira de
Advisor: Ribeiro, Marcelo Gonçalves
Abstract: Este estudo busca adicionar ao debate sobre maneiras de trabalhar as histórias em quadrinhos virtuais, de maneira que expandam o gênero, tendo como foco a narrativa multilinear. Estes tipos de narrativas são capazes de gerar experiências mais profundas e íntimas ao leitor de quadrinhos, fazendo com que o mesmo possa absorver ainda mais da narrativa. Possuindo a capacidade de determinar o caminho que a narrativa assume, o leitor acaba se tornando um co-criador da história e ganha um apego ainda mais especial pelo quadrinho em questão. No início será feita uma análise a respeito da história dos quadrinhos, em seguida veremos como identificar os tipos de narrativa e seus elementos, para que finalmente possamos analisar como a multilinearidade foi usada em projetos semelhantes. Para que tudo isto seja colocado em evidência, também foi criado um projeto de história em quadrinhos multilinear chamado Gostosuras ou Travessuras. Este estudo elabora sua prototipação e debate maneiras de aplicar a multilinearidade em sua narrativa de maneira a melhorar a experiência para o leitor.
Keywords: Histórias em quadrinhos
Eebcomic
Narrativas
Interação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Lucas Teixeira de. Multilinearidade em histórias em quadrinhos: a multilinearidade sendo usada como meio aprofundado de interação dentre o autor e o leitor. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design – Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LTOliveira.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.