Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19917
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise espaço-temporal das áreas protegidas do Pará frente ao desmatamento de 1985 a 2018
Autor(es)/Inventor(es): Paolino, Clara Costa
Orientador: Cruz, Carla Bernadete Madureira
Coorientador: Amaral, Felipe Gonçalves
Resumo: A Amazônia Legal foi criada em 1953 para fins de planejamento político e compreende totalmente os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e, parcialmente, o Maranhão, representando 61% do território nacional. É caracterizada por uma ampla diversidade de recursos naturais e por ser importante para o equilíbrio ambiental do país. Com o intuito de manter a região protegida, começaram a ser criadas pelo governo as chamadas áreas protegidas. Sua presença é uma ferramenta importante para a contenção do desmatamento e conservação da biodiversidade. Atualmente, o estado do Pará é o que possui o maior total e área territorial de Unidades de Conservação e Terras Quilombolas e o terceiro em relação às Terras Indígenas, o que mostra uma dinâmica interessante de como se dá o avanço e a espacialização do desmatamento, que também é um índice de destaque na região. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da criação das áreas protegidas sobre o desmatamento no estado do Pará no período de 1985 a 2018. Para esse fim, foram utilizadas bases geoinformacionais, como tabelas e bases cartográficas e, para elaboração dos mapas e análises, o software ArcGIS. A partir disso foi possível gerar mapas que mostrem onde se dá às principais áreas de desmatamento no estado e se o papel das Unidades de Conservação e das Comunidades Tradicionais está sendo um empecilho para esse avanço.
Palavras-chave: Desmatamento
Áreas protegidas
Pará
Amazônia
Sensoriamento remoto
Deforestation
Protected areas
Remote sensing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAOLINO, Clara Costa. Análise espaço-temporal das áreas protegidas do Pará frente ao desmatamento de 1985 a 2018. 2022. [37] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCPaolino.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.