Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, Patricia Leal Azevedo | - |
dc.contributor.author | Vitor, Vitória de Fátima Valentim | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T11:32:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | VITOR, Vitória de Fátima Valentim. Entre o presente e o ausente: a representação do corpo na arte sob os governos repressivos da América do Sul (1960 - 1990). 2022. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19928 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Repressão | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Entre o presente e o ausente: a representação do corpo na arte sob os governos repressivos da América do Sul (1960 - 1990) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca elucidar as relações entre corpo, arte, história e política sul-americana durante os governos autoritários que ocorreram, concomitantemente, em diversos países do continente. Com o estudo de obras selecionadas de seis artistas e três coletivos de cinco países ao todo, este trabalho de conclusão pretende compreender o contexto e os embates sociopolíticos dos artistas e como a violência do Estado se apresenta em cada obra. Os capítulos abordam temas que atravessaram grande parte da vida artística sul-americana entre os anos 1960 e 1990 ao tratar sobre censura, espaço coletivo, tortura, morte, desaparecimento e memória. Portanto, busca-se compreender a representação desse corpo que, ao sofrer as violências impostas pela ditadura, resiste e se metamorfoseia em diversos âmbitos, com múltiplas táticas visuais para agir e permear lugares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VFVVitor.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.