Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19931
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Colabbora: plataforma de educação colaborativa
Author(s)/Inventor(s): Silva, Patrícia Amorim da
Advisor: Pereira Junior, Clorisval Gomes
Abstract: A evasão escolar é um dos grandes problemas da rede de educação no Brasil. Ao decorrer das últimas décadas as taxas de abandono, principalmente no ensino médio, aumentam cada vez mais. Podem ser abordadas diversas questões que colaboram com esses números, a partir disso, podemos chegar à conclusão das mais relevantes. Dentre esses fatores, temos o recorte de gênero: onde muitas meninas e mulheres não concluem sua carreira escolar porque engravidam, precisam cuidar da casa ou de algum familiar. Há também a situação de vulnerabilidade socioeconômica na qual o aluno está inserido, em que a única opção é trabalhar, para complementar a renda familiar. Além disso, a maior parte desta parcela da população relacionada à evasão, é composta, na sua maioria, por pessoas negras. A partir disso, o objetivo do projeto Colabbora é oferecer uma ferramenta alternativa que apoie a jornada educacional de alunos do ensino médio com foco em mitigar o problema da evasão escolar.
Keywords: Evasão Escolar,,
Educação construtivista
Comunidades virtuais de aprendizagem
Design thinking
Design de experiência do usuário
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Patrícia Amorim da. Colabbora: plataforma de educação colaborativa. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PASilva.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.