Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19953
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: (Over)Sharenting: as consequências jurídicas da superexposição de dados e imagens de crianças e adolescentes, pelos pais, nas redes sociais
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Bruna Carnevali
Advisor: Frutuoso, Rafael Esteves
Co-advisor: Silva, Sabrina Jiukoski da
Abstract: O recente fenômeno do oversharenting consiste na superexposição da imagem e dados de crianças e adolescentes, pelos seus pais, nas redes sociais. O presente trabalho, então, objetiva estudar as consequências jurídicas que podem advir desta prática. Para tanto, houve a seleção de alguns casos concretos capazes de ilustrar seus riscos, assim como o estudo acerca dos limites da autoridade parental, bem como do papel princípio do melhor interesse das crianças e adolescentes. Considerando a nítida colisão entre a liberdade de expressão dos pais e os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, foi possível concluir que a adoção de uma solução para o conflito será casuísta. Observou-se, ainda, que a educação digital e a conscientização dos pais, aliados aos instrumentos jurídicos existentes no ordenamento jurídico brasileiro possuem um papel primordial na garantia da proteção das crianças e adolescentes, como indivíduos em condição peculiar de desenvolvimento.
Keywords: Oversharenting
Melhor interesse da criança
Poder familiar
Direito à imagem
Proteção de dados pessoais
Parentalidade
Best interest of the child
Parental power
Right to image
Personal data protection
Parenting
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Bruna Carnevali. (Over)Sharenting: as consequências jurídicas da superexposição de dados e imagens de crianças e adolescentes, pelos pais, nas redes sociais. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCAlmeida-min.pdf469.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.