Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1996
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Edmar Luiz Fagundes de | - |
dc.contributor.author | Morais, Rafaela Cancella | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-15T18:28:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1996 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gás Natural Veicular | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Teoria microeconômica | pt_BR |
dc.title | A experiência do Gás natural veicular no Brasil: análise dos efeitos de políticas de incentivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4102448005988261 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Losekann, Luciano Dias | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | lattes.cnpq.br/9494643475315811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Haydth, Gustavo | - |
dc.description.resumo | O gás natural é formado quimicamente por uma mistura de hidrocarbonetos leves, que pode ser associada ou não ao petróleo. Quando utilizado como combustível automotivo, recebendo a denominação Gás Natural Veicular (GNV) apresenta vantagens ambientais e econômicas quando comparado aos seus concorrentes, gasolina e etanol hidratado. O GNV emite menos gás carbônico e, praticamente, nenhum componente particulado nem enxofre, o que justifica sua promoção por meio de políticas públicas. O preço relativo é favorável e a recuperação do investimento de conversão do veículo para GNV é proporcional à distância percorrida. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar a decisão de consumo de GNV e o impacto de políticas públicas de incentivo ao consumo. O primeiro capítulo apresenta a teoria microeconômica sobre preferências dos consumidores e classificação dos bens, instrumental do fluxo de caixa e indicadores de atratividade do investimento e uma visão sobre a evolução da frota brasileira e perspectivas futuras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCMorais.pdf | 810.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.