Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1996
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A experiência do Gás natural veicular no Brasil: análise dos efeitos de políticas de incentivos |
Author(s)/Inventor(s): | Morais, Rafaela Cancella |
Advisor: | Almeida, Edmar Luiz Fagundes de |
Co-advisor: | Losekann, Luciano Dias |
Abstract: | O gás natural é formado quimicamente por uma mistura de hidrocarbonetos leves, que pode ser associada ou não ao petróleo. Quando utilizado como combustível automotivo, recebendo a denominação Gás Natural Veicular (GNV) apresenta vantagens ambientais e econômicas quando comparado aos seus concorrentes, gasolina e etanol hidratado. O GNV emite menos gás carbônico e, praticamente, nenhum componente particulado nem enxofre, o que justifica sua promoção por meio de políticas públicas. O preço relativo é favorável e a recuperação do investimento de conversão do veículo para GNV é proporcional à distância percorrida. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar a decisão de consumo de GNV e o impacto de políticas públicas de incentivo ao consumo. O primeiro capítulo apresenta a teoria microeconômica sobre preferências dos consumidores e classificação dos bens, instrumental do fluxo de caixa e indicadores de atratividade do investimento e uma visão sobre a evolução da frota brasileira e perspectivas futuras. |
Keywords: | Gás Natural Veicular Políticas públicas Teoria microeconômica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Jan-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCMorais.pdf | 810.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.