Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19973
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Procedimentos para a preservação da escultura " D. Pedro II" do Museu D. João VI DO - Escola de Belas Artes - UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Lys Silva Monteiro
Advisor: Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Abstract: O trabalho trata da análise da obra de D. Pedro II Jovem, uma escultura de gesso patinado, pertencente ao acervo do museu D. João VI da escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. A obra está localizada atualmente em um espaço externo ao museu no segundo andar do Prédio da Reitoria da UFRJ, que a deixaram exposta a diversos fatores ambientais, provocando alterações no seu aspecto físico e visual, dificultando sua conservação e inviabilizando o acesso do público a ela. Face aos problemas identificados, que resultaram em sua degradação, este trabalho pretende apresentar os estudos preliminares para a salvaguarda deste patrimônio cultural. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre a escultura, embasados e justificados segundo teorias da restauração, tais como investigações dos aspectos histórico-artísticos, incluindo a investigação da técnica construtiva, além de exames organolépticos, físico-químicos e por imagem, para verificar alterações estruturais e estéticas. Como a finalidade de tal estudo é a salvaguarda dessa escultura, também são descritas algumas ações emergenciais tomadas, tais como a adequação física do pedestal da obra, para seu transporte e manuseio com segurança. Com isso, demonstra-se a importância investigação da obra, seus danos e do ambiente onde ela está inserida, destacando, sobretudo, a importância dos exames físico-químicos nesse processo, como suporte para a proposta de conservação e restauração, contribuindo para a preservação da escultura.
Keywords: Escultura
D. Pedro II
Exames
Preservação
Museu D. João VI
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Lys Silva Monteiro. Procedimentos para a preservação da escultura " D. Pedro II" do museu D. João VI DO - Escola de Belas Artes - UFRJ. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSMTeixeira.pdf3.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.