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dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Luiza Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-03-23T19:50:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19995-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres cientistaspt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMineralogiapt_BR
dc.titleDivulgação científica: produção de conteúdos sobre pesquisadoras de recursos mineraispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2741636712959929pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Lohrene de Lima da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422680013024398pt_BR
dc.contributor.referee1Mileo Junior, Paulo Rogerio Abrão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9973296094188339pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.referee3França, Sílvia Cristina Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463680545957601pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, os estudos que abrangem os Recursos Minerais estão inseridos nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza e as Engenharias e além de seu potencial econômico, tem destaque científico e social. No país, pesquisas revelam que a área tem sido liderada por homens e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em 2022, os dados apontam para uma tímida participação feminina. Nesse sentido, esta pesquisa pondera que a desigualdade entre os gêneros associada à pouca promoção e divulgação de informações sobre realizações femininas nesta área do conhecimento contribuem para um desconhecimento e/ou afastamento de meninas e de mulheres da Ciência. Com o objetivo de ampliar o número de instrumentos de pesquisa disponíveis para informar, estimular e contribuir para o despertar de meninas e de mulheres a seguirem a carreira científica e/ou de ter o sentimento de pertencimento nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza e de Engenharias, o presente trabalho investiu na divulgação científica por meio da rede social Instagram. De início, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a atuação de mulheres na área científica, especificamente na área de Recursos Minerais. Assim, foram selecionadas 5 (cinco) pesquisadoras e confeccionados textos que orientassem a produção de vídeos para a divulgação de suas pesquisas e de suas trajetórias pessoais e acadêmicas. Em seguida, elaborou-se materiais audiovisuais sistematizados em 4 (quatro) etapas fundamentais: préprodução, produção, pós-produção e divulgação. Por fim, analisou-se os impactos da divulgação científica no Instagram por meio de métricas relacionadas ao engajamento do público-alvo, isto é, meninas do Ensino Fundamental II e Médio, em diálogo com as perspectivas teóricas de bell hooks. A análise dos resultados inferiu as potencialidades das redes sociais na divulgação científica. Além disso, mostrou que a utilização de alternados formatos de publicações contribuiu para diferentes formas de interação do público. Diante do exposto, conclui-se que a utilização das redes sociais como uma forma de aproximar meninas e mulheres da Ciência é uma estratégia eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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