Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19995
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Divulgação científica: produção de conteúdos sobre pesquisadoras de recursos minerais |
Autor(es)/Inventor(es): | Azevedo, Maria Luiza Ferreira de |
Tutor: | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da |
Tutor : | Silva, Lohrene de Lima da |
Resumen: | No Brasil, os estudos que abrangem os Recursos Minerais estão inseridos nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza e as Engenharias e além de seu potencial econômico, tem destaque científico e social. No país, pesquisas revelam que a área tem sido liderada por homens e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em 2022, os dados apontam para uma tímida participação feminina. Nesse sentido, esta pesquisa pondera que a desigualdade entre os gêneros associada à pouca promoção e divulgação de informações sobre realizações femininas nesta área do conhecimento contribuem para um desconhecimento e/ou afastamento de meninas e de mulheres da Ciência. Com o objetivo de ampliar o número de instrumentos de pesquisa disponíveis para informar, estimular e contribuir para o despertar de meninas e de mulheres a seguirem a carreira científica e/ou de ter o sentimento de pertencimento nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza e de Engenharias, o presente trabalho investiu na divulgação científica por meio da rede social Instagram. De início, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a atuação de mulheres na área científica, especificamente na área de Recursos Minerais. Assim, foram selecionadas 5 (cinco) pesquisadoras e confeccionados textos que orientassem a produção de vídeos para a divulgação de suas pesquisas e de suas trajetórias pessoais e acadêmicas. Em seguida, elaborou-se materiais audiovisuais sistematizados em 4 (quatro) etapas fundamentais: préprodução, produção, pós-produção e divulgação. Por fim, analisou-se os impactos da divulgação científica no Instagram por meio de métricas relacionadas ao engajamento do público-alvo, isto é, meninas do Ensino Fundamental II e Médio, em diálogo com as perspectivas teóricas de bell hooks. A análise dos resultados inferiu as potencialidades das redes sociais na divulgação científica. Além disso, mostrou que a utilização de alternados formatos de publicações contribuiu para diferentes formas de interação do público. Diante do exposto, conclui-se que a utilização das redes sociais como uma forma de aproximar meninas e mulheres da Ciência é uma estratégia eficaz. |
Materia: | Mulheres cientistas Divulgação científica Mineralogia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza Ferreira de Azevedo.pdf | 5.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.