Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20002
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva
Autor(es)/Inventor(es): Athayde, Mariana Moreno de
Orientador: Kastrup, Virgínia
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso surge a partir dos desafios e possibilidades suscitados por experiências vividas durante minha participação como bolsista de iniciação científica e estagiária em três projetos de pesquisa e extensão envolvendo pessoas com deficiência, ao longo de meu processo de formação em psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre a deficiência, o capacitismo e a mediação escolar através da perspectiva do cuidado, discutindo o modelo feminista da deficiência (DINIZ, 2007). A metodologia consiste em estudo teórico e na análise de diários de campo de experiências com acessibilidade e inclusão, utilizando o método da cartografia (PASSOS; KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS; KASTRUP e TEDESCO, 2014). Os estudos sociais da deficiência problematizam práticas, crenças, preconceitos e a hegemonia modelo biomédico. A ênfase deste trabalho é na segunda geração desses estudos, que questiona o princípio de igualdade e a luta pela independência que marcou a primeira geração do modelo social da deficiência, trazendo para a discussão a convergência de outras variáveis de desigualdade, como raça, gênero, orientação sexual ou idade. A partir daí, examinamos o conceito de capacitismo e a perspectiva do cuidado, fundada na interdependência. A partir de tal perspectiva, discutimos o conceito de mediação escolar, que é deslocado do modelo de atendimento individual para ser definido pela mobilização de redes de cuidado. A partir de três experiências nos campos da psicologia, da educação, da arte e da acessibilidade, o trabalho propõe questionamentos sobre os desafios da educação inclusiva, da normatividade e do capacitismo.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Mediação escolar
Inclusão escolar
Capacitismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Psicologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ATHAYDE, Mariana Moreno de. Deficiência, capacitismo e mediação escolar: articulações de redes de cuidado na construção de uma educação inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMoreno.pdf245.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.