Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20017
Type: Trabalho publicado em evento
Title: Método de projeto no ensino de design de interiores e os aspectos convergentes com o campo do design: mapeamento do método de projeto nas IES brasileiras
Other Titles: Project method in the teaching of interior design and convergent aspects with the area of design: mapping of the project method in brazilian IES
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Gilberto Rangel de
Medeiros, Gustavo
Silva, Nayra
Abstract: Pesquisa realizada junto aos cursos de Design de Interiores, nível bacharelado, de natureza pública e privada, regularmente ativos no Brasil, com o objetivo de mapear e identificar como cada instituição trata os aspectos metodológicos das disciplinas de projeto. A partir de pesquisa qualitativa aplicada, com percurso metodológico bem definido, realizou-se reflexões sobre convergências e divergências entre os métodos de projeto em Design – Projeto de Produto e Design de Interiores, resguardando suas especificidades. Discute- se sobre as etapas e técnicas do método projeto em Design de Interiores, passando-se pelo entendimento sobre briefing e conceito nas duas profissões. Por fim, investigou-se ações de inovação no ensino remoto durante o período do isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19. A pesquisa revela significativa aderência dos métodos aplicados no ensino de projeto em Design de Interiores com o campo do Design.
Abstract: Research carried out with the Interior Design courses, bachelor level, of public and private nature, regularly active in Brazil, with the objective of mapping and identifying how each institution deals with the methodological aspects of the design disciplines in its units. Based on applied qualitative research, with a well- defined methodological approach, reflections were made on convergences and divergences between the design methods in Design – Product Design and Interior Design, safeguarding their specificities. It discusses the steps and techniques of the project method in Interior Design, passing through the understanding of the briefing and concept in the two professions. Finally, positive, and negative aspects of remote teaching will be pointed out during the period of social isolation, caused by the COVID-19 pandemic. The research reveals significant adherence of the methods applied in the teaching of interior design with Design area.
Keywords: Método de projeto
Briefing
Educação a distância
Decoração de interiores
Projeto de produto
Metodologia
Distance education
Interior decoration
Product design
Methodology
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Blucher
In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Issue: 14
Issue Date: Dec-2022
DOI: 10.5151/ped2022-8423539
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 2318-6968
Citation: OLIVEIRA, Gilberto Rangel de; MEDEIROS, Gustavo; SILVA, Nayra. Método de projeto no ensino de Design de Interiores e os aspectos convergentes com o campo do Design: mapeamento do método de projeto nas ies brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 14., 2022, Rio de Janeiro, Rj. Anais [...] . Rio de Janeiro: Blucher, 2022. p. 3899-3917. DOI: 10.5151/ped2022-8423539
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodo de Projeto Ensino de Desing Interiores - Bacharelados.pdf803.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.