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dc.contributor.advisorFrutoso, Rafael Esteves-
dc.contributor.authorBoucinhas, Beatriz Gianotti-
dc.date.accessioned2023-03-27T16:05:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBOUCINHAS, Beatriz Gianotti. Critérios para a quantificação da restituição do lucro da intervenção nos casos de uso indevido da imagem dos novos influenciadores digitais. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20034-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLucro da intervençãopt_BR
dc.subjectEnriquecimento sem causapt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectQuantificaçãopt_BR
dc.subjectDireito à imagempt_BR
dc.subjectUnjust Enrichmentpt_BR
dc.subjectDigital Influencerspt_BR
dc.subjectQuantificationpt_BR
dc.subjectRight to imagept_BR
dc.titleCritérios para a quantificação da restituição do lucro da intervenção nos casos de uso indevido da imagem dos novos influenciadores digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9664948549498115pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Sabrina Jiukoski da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6949173487869193pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como objetivo geral definir, a partir das regras e princípios do instituto do enriquecimento sem causa, critérios para restituição do lucro da intervenção nos casos do uso indevido da imagem dos novos influenciadores digitais. Para isso, no primeiro capítulo será analisado o enquadramento doutrinário nacional e jurisprudencial do lucro da intervenção, se este se enquadra na teoria geral da responsabilidade civil ou no instituto do enriquecimento sem causa, bem como os critérios gerais para a quantificação de seu valor restitutório. Já ao longo do segundo capítulo será analisada a imagem como atributo autônomo do direito da personalidade, podendo o seu uso não autorizado para fins comerciais ser objeto da pretensão do lucro da intervenção, em específico nos casos em que há a veiculação da imagem dos influenciadores digitais para fins de marketing e propaganda. Assim, serão apresentados critérios específicos para a restituição do lucro da intervenção nos casos de violação do direito à imagem, além de seu delineamento nos casos de uso não autorizado da imagem dos influenciadores digitais. Para tal finalidade, o estudo é realizado de forma dedutiva, através de fontes doutrinárias primárias ou secundárias, além da consulta jurisprudencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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