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dc.contributor.advisorNascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda-
dc.contributor.authorMilagres, Adriana de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-27T17:36:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:11Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationMILAGRES, Adriana de Oliveira. Formação de professores e os estágios supervisionados na Pedagogia da UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20039-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.titleFormação de professores e os estágios supervisionados na Pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Yrlla Ribeiro de O. C. da-
dc.description.resumoEsta monografia objetiva-se por discutir as principais possibilidades de contribuição dos estágios supervisionados nas escolas e das aulas das disciplinas de Práticas na universidade para o percurso de formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, em especial, a partir das leituras do arcabouço bibliográfico selecionado para esta investigação e dos documentos programáticos dessas cinco Práticas. Percebendo, como PIMENTA e LIMA (2005/2006), o estágio como campo de conhecimento, buscou-se, por método qualitativo, analisar os documentos públicos - legais como leis, pareceres, resoluções e afins; também institucionais de tais disciplinas e de seus estágios, além do Projeto Pedagógico do curso. Foram, assim, trabalhados aspectos do tema global, a Formação de Professores, sintonizados com subtemas, os Estágios Supervisionados e a Pedagogia. A partir da análise de dados, foi evidenciada a importância dos estágios, em especial, pela aproximação da formação inicial docente na UFRJ com o trabalho na escola. Mostraram-se também como relevantes o trabalho em coletivo nas aulas de Práticas na universidade, assim como o aspecto narrativo sobre as vivências no estágio, tanto nos relatos, nos registros do caderno narrativo de campo, como em trabalhos orais e debate diversos em sala, até nos relatórios avaliativos finais desses estágios. As reflexões sobre tais dados foram construídas com base na interlocução teórica com os autores: Lüdke e André (1986), Libâneo e Pimenta (1999), Alves (2011), Tanuri (2000), Saviani (2009, 2008 e 2005), Xavier (2014), Pimenta e Lima (2005-2006), Pimenta (2012), Lüdke e Cruz (2005), Nóvoa (2020; 2019; 2017 e 2007), Gatti et al. (2019), Sarti (2019, 2013, 2012, 2009 e 2005); Cruz (2011), Helal e Süssekind (2012), Marafelli, Rodrigues e Brandão (2017) entre outros. Esse estudo, enfim, culminou como significativo pela especificidade e potencialidade dos estágios no percurso de formação de professores na Pedagogia da UFRJ e pela contribuição para área diante das lacunas do tema na literatura educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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