Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20039
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Formação de professores e os estágios supervisionados na Pedagogia da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Milagres, Adriana de Oliveira |
Orientador: | Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda |
Resumo: | Esta monografia objetiva-se por discutir as principais possibilidades de contribuição dos estágios supervisionados nas escolas e das aulas das disciplinas de Práticas na universidade para o percurso de formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, em especial, a partir das leituras do arcabouço bibliográfico selecionado para esta investigação e dos documentos programáticos dessas cinco Práticas. Percebendo, como PIMENTA e LIMA (2005/2006), o estágio como campo de conhecimento, buscou-se, por método qualitativo, analisar os documentos públicos - legais como leis, pareceres, resoluções e afins; também institucionais de tais disciplinas e de seus estágios, além do Projeto Pedagógico do curso. Foram, assim, trabalhados aspectos do tema global, a Formação de Professores, sintonizados com subtemas, os Estágios Supervisionados e a Pedagogia. A partir da análise de dados, foi evidenciada a importância dos estágios, em especial, pela aproximação da formação inicial docente na UFRJ com o trabalho na escola. Mostraram-se também como relevantes o trabalho em coletivo nas aulas de Práticas na universidade, assim como o aspecto narrativo sobre as vivências no estágio, tanto nos relatos, nos registros do caderno narrativo de campo, como em trabalhos orais e debate diversos em sala, até nos relatórios avaliativos finais desses estágios. As reflexões sobre tais dados foram construídas com base na interlocução teórica com os autores: Lüdke e André (1986), Libâneo e Pimenta (1999), Alves (2011), Tanuri (2000), Saviani (2009, 2008 e 2005), Xavier (2014), Pimenta e Lima (2005-2006), Pimenta (2012), Lüdke e Cruz (2005), Nóvoa (2020; 2019; 2017 e 2007), Gatti et al. (2019), Sarti (2019, 2013, 2012, 2009 e 2005); Cruz (2011), Helal e Süssekind (2012), Marafelli, Rodrigues e Brandão (2017) entre outros. Esse estudo, enfim, culminou como significativo pela especificidade e potencialidade dos estágios no percurso de formação de professores na Pedagogia da UFRJ e pela contribuição para área diante das lacunas do tema na literatura educacional. |
Palavras-chave: | Formação de professores Pedagogia Programas de estágio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Dez-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MILAGRES, Adriana de Oliveira. Formação de professores e os estágios supervisionados na Pedagogia da UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMilagres.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.