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dc.contributor.advisorTavares, Kátia Cristina do Amaral-
dc.contributor.authorDantas, Vinícius dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-28T11:55:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20045-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua e linguagempt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.titleGamificação no ensino: perspectivas sobre um fenômeno emergente em ambientes de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940366258647522pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho irá discutir o que é a gamificação bem como a sua aplicação na educação e, mais especificamente, no ensino de uma segunda língua. Tendo em vista que os estudantes atuais são nativos digitais e possuem um novo perfil de aprendizado. Os professores acabam, então, enfrentando novos desafios e precisam atender a questões relacionadas ao processo de aprendizagem pensando nas necessidades, preferências e exigências desse novo perfil de estudante. O que faz com que seja necessário que os educadores tenham que usar diferentes métodos e estratégias de ensino que permitam que os estudantes sejam mais ativos com uma maior motivação e engajamento na sua aprendizagem. A gamificação, que tem como principal objetivo aumentar o aspecto motivacional e engajador do usuário, possui um potencial para auxiliar os educadores a enfrentarem esses novos desafios. Verificou-se, a partir do relato de uso dos educadores, que a implementação de elementos de jogos em contextos fora de jogo melhorou a motivação dos estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é, a partir de uma abordagem descritiva, apresentar e discutir o conceito e os benefícios da gamificação e analisar algumas ideias de como fazer a sua implementação na educação, bem como analisar relatos de uso por educadores e de plataformas que auxiliem na sua implementação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

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