Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20045
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Gamificação no ensino: perspectivas sobre um fenômeno emergente em ambientes de aprendizagem |
Author(s)/Inventor(s): | Dantas, Vinícius dos Santos |
Advisor: | Tavares, Kátia Cristina do Amaral |
Abstract: | O presente trabalho irá discutir o que é a gamificação bem como a sua aplicação na educação e, mais especificamente, no ensino de uma segunda língua. Tendo em vista que os estudantes atuais são nativos digitais e possuem um novo perfil de aprendizado. Os professores acabam, então, enfrentando novos desafios e precisam atender a questões relacionadas ao processo de aprendizagem pensando nas necessidades, preferências e exigências desse novo perfil de estudante. O que faz com que seja necessário que os educadores tenham que usar diferentes métodos e estratégias de ensino que permitam que os estudantes sejam mais ativos com uma maior motivação e engajamento na sua aprendizagem. A gamificação, que tem como principal objetivo aumentar o aspecto motivacional e engajador do usuário, possui um potencial para auxiliar os educadores a enfrentarem esses novos desafios. Verificou-se, a partir do relato de uso dos educadores, que a implementação de elementos de jogos em contextos fora de jogo melhorou a motivação dos estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é, a partir de uma abordagem descritiva, apresentar e discutir o conceito e os benefícios da gamificação e analisar algumas ideias de como fazer a sua implementação na educação, bem como analisar relatos de uso por educadores e de plataformas que auxiliem na sua implementação. |
Keywords: | Língua e linguagem Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Aquisição de linguagem |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VSDantas.pdf | 299.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.