Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20050
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Identidade e língua: discutindo questões polêmicas das relações surdo-ouvinte
Autor(es)/Inventor(es): Hespanhol, Dafny Saldanha
Orientador: Freitas Junior, Roberto de
Coorientador: Costa, Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes
Resumo: Este trabalho tem como proposta revisar conceitos relacionados a identidade e língua. O objetivo é discutir alguns aspectos da relação entre surdos e ouvintes brasileiros como por exemplo as múltiplas visões identitárias relacionadas ao status de surdez e conceitos relacionados a noção de falante nativo/ não nativo e seus papéis na comunidade surda. É crucial discutir mais profundamente essas relações. São analisadas aqui as relações de poder implícitas no contato entre esses grupos, buscando contrabalancear seus pontos de vista no intuito de apresentar alguns pontos de tensão e possíveis equívocos existentes no contato desses grupos.
Resumo: This paper aims at reviewing concepts related to identity and language. Our aim is to discuss some aspects concerning the relationship between deaf and non-deaf people in Brazil, such as multiple perspectives on self-identification related to the status of deafness and the notion of native / non- native speakers and their roles in the deaf community. It is crucial to further discuss these relations. We analyzed the implicit power relations within these groups, seeking to counterbalance their points of view in order to present some difficult issues and possible misconceptions that emerge from the contact between these groups.
Palavras-chave: Surdez
Surdo
Identidade cultural
Língua brasileira de sinais
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa: Curso de Especialização em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSHespanhol.pdf616.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DSHespanhol.mp4Resumo9.48 MBvideo/mp4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.