Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20061
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A vivência do luto frente à perda gestacional na maternidade: uma revisão integrativa
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Shirley Lopes
Orientador: Soares, Glaucimara Riguete de Souza
Resumo: Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever e analisar como foi, para as mulheres, as experiências advindas da assistência de saúde frente à perda gestacional na maternidade. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sistemática do tipo revisão integrativa, onde esse método visa integrar opiniões a fim de analisar conhecimentos construídos anteriormente sobre determinado assunto. Resultados: Os 12 estudos foram organizados, para a discussão, em três categorias a saber: 1. Memórias positivas no enfrentamento do luto materno após perda gestacional; 2. Ambiente de cuidado na assistência ao luto materno diante da perda gestacional; e, 3. Educação e preparo profissional para assistência ao luto materno diante da perda gestacional. Conclusões e implicações para a prática: Ficou evidente que o aprimoramento e a qualificação do cuidado de enfermagem e de outros profissionais de saúde que assistem mulheres em situação de perda gestacional é essencial para o gerenciamento e a organização do cuidado em saúde no enfrentamento do luto materno nos hospitais. É extremamente necessário a realização de novas pesquisas acerca do tema abordado, a fim de, qualificar e humanizar a atenção à mulher em situação de perda gestacional.
Palavras-chave: Luto
Morte fetal
Natimorto
Assistência integral à saúde
Bereavement
Fetal death
Stillbirth
Comprehensive health care
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: SILVA, Shirley Lopes. A vivência do luto frente à perda gestacional na maternidade: uma revisão integrativa. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLSILVA.pdf278.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.