Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20062
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação de parâmetros físico-químicos de cor e rotulagem em néctares e sucos concentrados de caju
Autor(es)/Inventor(es): Torres, Yasmin Tramontano
Orientador: Rivas, Jéssica Chaves
Coorientador: Latini, Juliana Tomaz Pacheco
Resumo: O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de frutas. O caju é uma fruta bem conhecida e sua cajucultura é feita principalmente no Nordeste, onde desta fruta pode-se obter diversos produtos. Esta fruta é rica em compostos bioativos que possuem diversas ações sobre a saúde. Devido sua grande produção nacional e a crescente busca das pessoas por uma vida mais saudável e prática, faz com que consumam os “sucos prontos para beber”, acreditando estarem adquirindo hábitos mais saudáveis. Assim, temos no mercado diversos tipos de sucos, como exemplo os sucos concentrados e os néctares. Por isso, se faz necessário verificar se os sucos prontos para beber cumprem as exigências presentes na legislação. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o néctar e o suco concentrado de caju em relação aos Padrões de Identidade e Qualidade exigidos pela legislação vigente e identificar o conteúdo de vitamina C. Primeiramente foi feita uma análise mercadológica na cidade de Macaé e foram escolhidas três marcas de suco concentrado de caju e três marcas de néctares de caju com diferentes faixas de preço (superior, médio e inferior). Foram realizadas as análises de: sólidos totais, sólidos solúveis em Brix°, pH, teor de ácido ascórbico e análise de cor. Os néctares de valor superior, médio e inferior apresentaram teores de conteúdo de vitamina C de 47,18mg/100g, 84,87mg/100g e 106,24mg/100g, de sólidos solúveis 2,1 Brix°, 10,3° Brix° e 18,2 Brix°, de sólidos totais 10,89g/100g, 10,76g/100g e 1,52g/100g, de pH 3,39, 3,42, e 3,50 respectivamente. Os sucos concentrados de valor superior, médio e inferior apresentaram teores de conteúdo de vitamina C de 88,53mg/100g, 96,95mg/100g e 96,96mg/100g, sólidos solúveis 6,0 Brix°, 11,1 Brix° e 5,6 Brix°, de sólidos totais 6,14g/100g, 11,18g/100g e 5,48g/100g, de pH 3,42, 3,29 e 3,26 respectivamente. Portanto, algumas amostras diferem dos Padrões de Identidade e Qualidade previstos na legislação brasileira e a quantidade de composto bioativo, a vitamina C, está dentro do preconizado segundo a legislação. A análise dos rótulos das amostras mostrou algumas irregularidades, tais como a presença de um selo de qualidade no suco concentrado Maguary® e a ausência da expressão pronto para beber em todos os rótulos dos néctares de caju, quando comparadas com a legislação que pode confundir o consumidor.
Palavras-chave: Suco de caju
Alimentos industrializados
Rotulagem de produtos
Ácido ascórbico
Cashew juice
Industrialized foods
Product labeling
Ascorbic acid
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TORRES, Yasmin Tramontano. Avaliação de parâmetros físico-químicos de cor e rotulagem em néctares e sucos concentrados de caju. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YTTORRES.pdf849.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.