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dc.contributor.advisorBarbosa, Gisele Silva-
dc.contributor.authorLutterbach, Isabela Salgado-
dc.date.accessioned2023-03-30T18:46:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:12Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationLUTTERBACH, Isabela Salgado. Impactos socioeconômicos e ambientais na mobilidade urbana: estudo de referência da abertura de um segundo portão na Cidade Universitária, Macaé, RJ. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20064-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectAnálise socioeconômicapt_BR
dc.subjectExternalidadespt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectSustainable urban mobilitypt_BR
dc.subjectSocioeconomic analysispt_BR
dc.subjectExternalitiespt_BR
dc.titleImpactos socioeconômicos e ambientais na mobilidade urbana: estudo de referência da abertura de um segundo portão na Cidade Universitária, Macaé, RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0863369004606184pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Plaza, Conrado Vidotte-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3124621448606380pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Maurício do Espírito Santo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8604635938341817pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Fabiano Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039588827447311pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana e os sistemas de transportes têm papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e ambiental de uma região. Porém, apesar de seus benefícios, são fontes de grandes problemas urbanos e insatisfação popular, o que torna o planejamento da mobilidade urbana um desafio para os gestores e demais autoridades públicas que buscam soluções sustentáveis para as dificuldades enfrentadas. Neste contexto, com intuito de otimizar os deslocamentos em uma região estratégica do munícipio de Macaé – RJ, este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos na mobilidade no entorno da Cidade Universitária a partir da abertura de um novo acesso. Para avaliar esses impactos foram mapeadas as influências e características da mobilidade na Av. Aluízio da Silva Gomes, exclusivamente sobre os usuários que acessam o Campus, por meio da aplicação de questionários. E, através da análise dos dados obtidos, estimou-se os custos com acidentes, emissões ambientais e custos operacionais e verificou-se a efetividade de abertura de uma segunda entrada na Cidade Universitária, de forma a garantir uma maior integração do Campus com o trânsito, atendendo, principalmente, as necessidades daqueles que acessam o local diariamente. Os resultados alcançados evidenciaram que os impactos socioeconômicos e ambientais a partir da instalação de um novo acesso (cenário proposto) são positivos, ou seja, reduziram as externalidades avaliadas, sendo passível de retornar ganhos reais tanto para a os usuários das vias locais, quanto para o poder público municipal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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