Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLarangeira, Lidia Costa-
dc.contributor.authorAbreu, Vanessa Andressa-
dc.date.accessioned2023-04-05T18:44:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:14Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDisabled personsen
dc.subjectDancingen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectLearningen
dc.titlePistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorID96273046034pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7258781497542764pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7053378917119940pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Carlos Eduardo O. do-
dc.contributor.referee1Lattesttp://lattes.cnpq.br/7057212605804922pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Camara Soter da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863257735933617pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAAbreu.pdf399.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.