Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Larangeira, Lidia Costa | - |
dc.contributor.author | Abreu, Vanessa Andressa | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T18:44:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20140 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Disabled persons | en |
dc.subject | Dancing | en |
dc.subject | Accessibility | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | 96273046034 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7053378917119940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carmo, Carlos Eduardo O. do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/7057212605804922 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Silvia Camara Soter da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1863257735933617 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VAAbreu.pdf | 399.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.