Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20178
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação dos efeitos dos inibidores de histonas desacetilases e topoisomerase nos Trypanosoma cruzi e na viabilidade de células hospedeiras
Author(s)/Inventor(s): Castro, Lucas Souza de
Advisor: Souza, Wanderley de
Co-advisor: Zuma, Aline Araújo
Abstract: Trypanosoma cruzi (T. cruzi) é o protozoário agente etiológico da Doença de Chagas, descrita pelo médico brasileiro Carlos Chagas em 1909. Esta é uma das treze doenças negligenciadas do mundo, predominantemente distribuída pela América Latina. Cerca de 10 milhões de pessoas encontram-se infectadas pelo parasito, levando à necessidade do desenvolvimento de terapias mais eficazes e menos tóxicas para o tratamento desta enfermidade. Uma nova estratégia para a pesquisa de drogas antiparasitárias é a utilização de compostos que têm como alvo histonas desacetilases (HDACs) e topoisomerases (Topo). Estas são enzimas envolvidas com a organização do DNA nuclear, essenciais para a replicação e diferenciação do parasito, em suas formas evolutivas. O projeto em questão tem como intuito investigar o efeito de novos compostos inibidores de HDAC, KV46 e KV24; e de topoisomerases, 3a, 3e, 3f; contra as formas epimastigotas do parasito. Para tal, foram realizadas curvas de crescimento, experimentos de viabilidade celular e microscopias eletrônicas de transmissão (MET) e varredura (MEV). Nossos resultados demonstraram alterações tanto na proliferação quanto na viabilidade dos parasitos, nas maiores concentrações testadas dos inibidores. A viabilidade celular das culturas de LLC-MK2, após 96 horas de tratamento, foi reduzida em 30 e 50% quando tratadas pela maior concentração, 50 M, dos compostos KV46 e KV24, respectivamente. No entanto, não sofreram efeito citotóxico significante quando tratadas com os inibidores de Topo. As análises por MET com as drogas KV46 e KV24 demonstraram alterações na estrutura paraflagelar e diminuição do kDNA. Acúmulos de corpos lipídicos e desorganização do complexo de Golgi foram observados nos parasitos tratados com os inibidores de topoisomerases. Já a microscopia eletrônica de varredura apontou torção e arredondamento do corpo celular dos parasitos tratados com os inibidores. Concluímos, portanto, que os novos inibidores testados têm se demonstrado eficientes para o controle da proliferação do parasito, ao mesmo tempo que apresentam baixa toxicidade em linhagem celular de mamífero, sendo assim, importantes para novos estudos quimioterápicos.
Keywords: Trypanosoma cruzi
Inibidores da Topoisomerase
Histona desacetilase
Sobrevivência celular
Topoisomerase inhibitors
Histone deacetylase
Cell survival
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASTRO, L. S. de. (2017). Avaliação dos efeitos dos inibidores de histonas desacetilases e topoisomerase nos Trypanosoma cruzi e na viabilidade de células hospedeiras [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSCastro.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.