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http://hdl.handle.net/11422/20188
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reyes Cruz, Yordanka | - |
dc.contributor.author | Reis, Júlia Proença | - |
dc.contributor.author | Santos, Victória Guimarães Matos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T18:11:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20188 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis fósseis | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis alternativos | pt_BR |
dc.subject | Etanol | pt_BR |
dc.subject | Biogás | pt_BR |
dc.subject | Rotas Tecnológicas | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre biocombustíveis alternativos para Motor Ciclo Otto no Brasil, na Argentina e no Paraguai | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2484115263109864 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552148057171535 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Aranda, Donato Alexandre Gomes | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9833601447849479 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Carla Reis de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2917698533094693 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viêgas, Carolina Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4606425390370438 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os motores à combustão interna com ignição por centelha, também conhecidos como motores de ciclo Otto, utilizam combustíveis fósseis não-renováveis para o seu funcionamento. Esses combustíveis possuem alto poder poluente, com altos níveis de emissões de gases de efeito estufa, além de serem finitos. Esses fatos trazem preocupações com a possibilidade de esses combustíveis deixarem de existir em um futuro próximo, mas, cada vez mais presentes estão a preocupação com o meio ambiente e a necessidade de realizar uma transição da matriz energética, tornando-se fundamental encontrar combustíveis alternativos, de origem renovável, para os motores. Neste cenário, o etanol de segunda geração, o biogás, o biometano e o hidrogênio surgem como alternativas para este problema, uma vez que são renováveis e menos poluentes que os combustíveis advindos do petróleo, podendo ser produzidos a partir de resíduos de outros processos. O objetivo proposto no presente trabalho é realizar um mapeamento no Brasil, na Argentina e no Paraguai em relação às diferentes qualidades de combustíveis que podem ser utilizadas em motores de ciclo Otto, de acordo com disponibilidade de recursos e incentivos governamentais. Dessa forma, foi possível avaliar como é feito o processo de conversão para a utilização dos combustíveis alternativos nos motores. Ao final, verificou-se o avanço do Brasil frente aos outros países, com plantas em escala comercial de etanol de segunda geração e contínuos investimentos em biogás e hidrogênio. Foi avaliado, também, que a Argentina e o Paraguai ainda devem se desenvolver e buscar investimentos, uma vez que não possuem plantas-piloto para alguns dos biocombustíveis avaliados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Química |
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