Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20196
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Nada sobre nós, sem nós”: sensorialidades e vozes de trabalhadores autistas: uma análise acerca da inclusão no capitalismo à luz do Direito do Trabalho
Author(s)/Inventor(s): Lemos, Marie Okabayashi de Castro
Advisor: Varella, Renata Versiani Scott
Abstract: Apesar da existência de uma razoável produção legislativa que reafirma o direito de pessoas com deficiência ao trabalho, 85% das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista estão fora do mercado laboral. Além disso, a literatura indica diversas barreiras para autistas no que se refere à atuação e ao desenvolvimento no mercado de trabalho, incluindo os entraves impostos pela desordem de processamento sensorial, cerne da questão que se pretende abordar – estima-se que nove entre dez autistas apresentam um ou mais transtornos sensoriais. Contudo, no Brasil, são poucas as pesquisas desenvolvidas sobre a inclusão de autistas no mercado de trabalho. Considerando, também, que autistas raramente são escutados, esta pesquisa pretende realizar ações dialógicas com a comunidade em questão, desafiando o silenciamento destas vozes nos campos da pesquisa. Assim, o propósito é o de abordar as dificuldades ocasionadas por desordens sensoriais em trabalhadores autistas, analisando, em conjunto, o papel do Direito do Trabalho na efetivação da inclusão e da acessibilidade destes trabalhadores. A metodologia aqui utilizada foi a de pesquisa do tipo exploratória e descritiva, empregando fontes bibliográficas, documentais e dados empíricos – este último se consolidando através da aplicação de um questionário dirigido à comunidade autista. Dessa forma, mapeando, assim, os principais prejuízos em trabalhadores autistas com hipersensibilidade sensorial, busca-se possíveis respostas para a efetiva garantia de inclusão e acessibilidade destes trabalhadores.
Keywords: Trabalhadores autistas
Direito do Trabalho
Deficiência
Inclusão
Adaptações razoáveis
Autistic Workers
Labor Law
Disability
Inclusion
Reasonable Accommodations
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEMOS, Marie Okabayashi de Castro. “Nada sobre nós, sem nós”: sensorialidades e vozes de trabalhadores autistas: uma análise acerca da inclusão no capitalismo à luz do Direito do Trabalho. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOCLemos.pdf581.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.