Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20214
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Isolamento, identificação e avaliação da atividade antimicrobiana de bactérias associadas às esponjas marinhas da classe Homoscleromorpha
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Thiago Silva de
Advisor: Laport, Marinella Silva
Abstract: As esponjas marinhas são animais sésseis e filtradores pertencentes ao filo Porifera. Esses organismos desenvolveram mecanismos de defesa eficientes, abrigando comunidades bacterianas capazes de produzir metabólitos bioativos. A classe Homoscleromorpha é a mais recém descrita do filo Porifera e poucos estudos abordaram a sua comunidade microbiana associada. As substâncias produzidas pela comunidade microbiana podem ser utilizadas na pesquisa de produção de antimicrobianos, pois mostraram ser ativas contra bactérias de importância médica. O objetivo deste estudo foi isolar e identificar bactérias associadas às esponjas e caracterizá-las de acordo com a produção de substâncias antimicrobianas. Assim, em 2015, amostras da esponja Oscarella sp. MNRJ19280 e de três morfotipos de Plakina sp., registrados na coleção do Museu Nacional como MNRJ19261 (morfotipo azul), MNRJ 19268 (morfotipo bege) e MNRJ19272 (morfotipo laranja) foram coletados na costa da cidade de Cabo Frio, RJ. Cento e setenta e quatro unidades formadoras de colônias (UFC) foram selecionadas. No entanto, cento e sessenta e uma UFC continuaram viáveis após a criopreservação, sendo assim utilizadas para os ensaios seguintes. Deste modo, foram identificadas 42 bactérias por análise de sequenciamento do gene rrs (16S rRNA) e 99 por espectrometria de massa Matrix Assisted Laser Desorption/ionization - Time of flight (MALDI-TOF). As sequências de do gene rrs obtidas foram depositadas no banco de dados GenBank. Trinta e nove UFC foram afiliadas ao filo Firmicutes, sendo todas do gênero Bacillus sp.. Uma cepa pertencente ao filo Actinobacteria, gênero Micrococcus; e 2 cepas pertencentes ao filo Proteobacteria, identificado como Photobacterium damselae. Das 99 UFC identificadas por MALDI-TOF, o gênero Bacillus foi predominante, com exceção de cinco amostras identificadas como Micrococcus luteus, duas como Lactococcus garvieae e duas como Enterococcus faecium. Todas as 161 bactérias foram testadas quanto à atividade antimicrobiana por método de difusão em ágar. Quatro estirpes marinhas demonstraram atividade antimicrobiana contra estirpes padrão como Staphylococcus aureus ATCC 29213, Escherichia coli ATCC 25922 e Staphylococcus epidermidis ATCC 35984 (produtora de biofilme) e E. faecium ATCC 19434. Também foram inibidas bactérias resistentes a diversos antimicrobianos, como E. coli (resistente à ampicilina, cloranfenicol, trimetoprim/sulfametoxazol e tetraciclina), E. coli resistente à quinolona, Streptococcus agalactiae (resistente à tetraciclina), S. epidermidis (resistente à penicilina, ciprofloxacina, ampicilina e tetraciclina) e Enterococcus faecalis resistentes à vancomicina. Essas descobertas sugerem que as bactérias marinhas podem representar uma nova fonte de substâncias antimicrobianas, como uma estratégia importante para o desenvolvimento de terapias alternativas para o tratamento de infecções causadas por bactérias multirresistentes.
Keywords: Anti-infecciosos
Esponjas marinhas
Bactérias
Biotecnologia
Anti-infective agents
Marine sponge
Bacteria
Biotechnology
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, T. S. de. (2017). Isolamento, identificação e avaliação da atividade antimicrobiana de bactérias associadas às esponjas marinhas da classe Homoscleromorpha [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSOliveira.pdf967.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.