Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Tiago Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Diego Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T19:40:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Diego Lima de. Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20233 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Universities | en |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Intersectional Framework | en |
dc.title | Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9401752560625619 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2315002846982130 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Medeiros, Thamires Monteiro de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0293317931862927 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Inês Leoneza de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3228177138485964 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Taets, Gunnar Glauco de Cunto Carelli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7530991449657861 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Fernanda Teles Morais do | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569341194851102 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Lima, Flávia Farias | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8175781252508962 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo caracterizar e discutir o perfil dos estudantes do bacharelado em Enfermagem, e sua relação com a pandemia da COVID-19. Ademais, buscará fomentar resultados que podem estimular e servir de subsídios para a formulação de estratégias educacionais e políticas institucionais que contemplem a interseccionalidade como categoria analítica. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem descritiva, que caracterizou a população durante a pandemia de Covid-19, compreendendo os anos de 2020 e 2021. Foi elaborado um questionário com questões socioeconômicas, ano de ingresso na UFRJ, se utilizou ações afirmativas ao ingressar, impactos da pandemia, e se possui plano de saúde. A maioria dos discentes de Enfermagem da amostra é do sexo feminino, com idade entre 21 e 22 anos, autodeclarados negros (pardos e pretos), porém é maior a concentração de estudantes que não ingressaram no ensino superior através de ações afirmativas. Verificou-se que os impactos da pandemia estão relacionados à perda de renda, desemprego, morte e saúde mental prejudicada. A pandemia com seus desdobramentos implicam a intensificação de problemas de saúde mental e pouco envolvimento com atividades acadêmicas, o que pode refletir na manutenção de privilégios históricos, sociais e econômicos no perfil de enfermeiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DLOLIVEIRA.pdf | 983.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.